© Município de Montemor-o-Novo

Numa noite repleta de história e magia, o Castelo de Montemor-o-Novo transportou os visitantes para épocas passadas, relembrando as cortes históricas de 1503. Na sexta-feira, 7 de julho, a partir das 19h30, em frente ao Convento da Saudação , realizou-se um Banquete Manuelino, onde os sabores genuínos foram apresentados com receitas da época, preparadas pelos restaurantes Poda e Híbrido, sob a assinatura do Chef montemorense João Narigueta, com harmonização a cargo de Miguel Dominguinhos.

A recriação histórica da estação foi animada pela Almanach, que transmitiu momentos de diversão para todos os presentes! O evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, dos vereadores Sílvia Santos e António Pinto Xavier, representantes da Entidade Regional de Turismo, Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo,

Após o banquete, no Paço dos Alcaides, um lugar mágico, realizou-se um espetáculo renascentista fantástico, também protagonizado pelo Almanach, com fogo, bailes e saltimbancos, aberto a toda a população.

Antes do Espetáculo Renascentista, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, relembrou a importância histórica do Paço dos Alcaides do Castelo de Montemor, onde ocorreram momentos cruciais para o país e para o mundo. Foi neste local que, em 1288, D. Dinis solicitou autorização ao Papa para utilizar parte das rendas das igrejas do reino na criação dos Estudos Gerais, que mais tarde dariam origem à Universidade de Coimbra, a primeira universidade portuguesa. Em 1496, reuniram-se as cortes em Montemor e foi nesse momento que D. Manuel I tomou uma decisão histórica de financiar a descoberta do caminho marítimo para a Índia. Foi também neste lugar especial, com um significado tão relevante para os Montemorenses, que o Presidente anunciou o regresso da Feira Medieval ao Castelo de Montemor-o-Novo em 2024,

A notícia do regresso da Feira Medieval ao Castelo de Montemor-o-Novo em 2024 foi recebida com entusiasmo e expectativa pela população local e por todos aqueles que apreciam a riqueza histórica e cultural deste evento. Será uma oportunidade única para reviver a atmosfera medieval, explorar os mercados de época, assistir a espetáculos e mergulhar numa viagem cativante ao passado.