
No próximo domingo, dia 21 de abril, a Feira do Livro de Moura terá uma atração especial com a inauguração da exposição “A Censura na BD”, que revisita um período em que as histórias em quadrinhos eram alvo de censura em Portugal.
A exposição é baseada em uma série de artigos escritos pelo investigador Carlos Gonçalves na rubrica “Correio da BD”, e traz à luz os tempos em que as “Histórias aos Quadradinhos” eram submetidas ao lápis azul da censura, com imagens, textos e nomes de personagens alterados (como o caso do famoso aviador inglês Battler Britton, conhecido em Portugal como “Major Alvega”).
Composta por dezoito painéis, esta exposição é uma produção conjunta da Câmara Municipal de Moura, do Grupo de Intervenção e Criatividade Artística de Viseu (Gicav) e do Clube Português de Banda Desenhada (CPBD).
A exposição estará em exibição em Moura, de 21 a 29 de abril, no Cine-Teatro Caridade, antes de seguir para Viseu, onde será inaugurada na Feira de São João em agosto. Posteriormente, será apresentada na sede do CPBD, na Amadora, em uma data a ser anunciada.
Além da exposição, no dia 27 de abril às 14h45, o Professor António Martinó irá proferir uma palestra sobre o tema “Razões e Efeitos da Censura nos Quadradinhos” em Moura.
Este ano, que marca os cinquenta anos da Revolução dos Cravos, esta exposição e palestra proporcionam uma oportunidade importante para visitar e refletir sobre um período crucial da história da banda desenhada em Portugal.
Não perca esta oportunidade de conhecer mais sobre a influência da censura na arte das histórias em quadrinhos e o seu impacto na cultura portuguesa.