A Feira de Santiago – ou feira de Setúbal – foi estabelecida nesta cidade há mais de 443 anos e já esteve em várias localizações, entre o centro historico, o Parque do Bonfim, Avenida Luísa Todi e agora, no Parque Santiago, um recinto contruído pelo município em 2004 para albergar uma feira que estava em crescimento.

Na habitual cerimónia de abertura da feira, tomou a palavra o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins (CDU), dando a todos os presentes as boas vindas ao que considera ser “uma tradição centenária que continua a ser um dos momentos mais emblemáticos da vida cultural e social do concelho de Setúbal”.

O presidente do município destaca o tema escolhido para a Feira de Santiago, “Setúbal Contemporânea”. Justifica esta escolha explicando que “é uma afirmação da cidade que somos, da cidade que queremos continuar a ser e da cidade que continuamos a construir empenhadamente todos os dias”.

André Martins proveita também o momento da inauguração para falar da política de investimentos da Câmara Municipal de Setúbal durante este último mandato. “Estou a falar de um investimento público de cerca de 200 Milhões de euros, o que significa o maior investimento de sempre em qualquer mandato autárquico depois do 25 de abril de 1974”.

Afirma que estes investimentos vão garantir aos setubalenses “um futuro melhor” e que o atual executivo CDU “está disponível para dar continuidade a esse trabalho”, aludindo às Eleições Autárquicas de 12 de outubro de 2025.

O presidente do município termina o discurso institucional – e aproveitando a presença dos vereadores socialistas e social-democratas que compõem a oposição – justificando a mudança da Feira de Santiago para a atual localização, tão longe do centro da cidade.

“Tivemos a coragem exegível para concretizar esta mudança em 2004. Aqui encontrámos um equilíbrio certo entre tradição e modernidade, com um espaço mais amplo e melhores acessos de estacionamento”. 3 de agosto

Após o fecho do discurso institucional entram os grandes vencedores das Marchas Populares de Setúbal 2025, o Grupo Desportivo Independente, que marcharam feira adentro, mostrando-se aos visitantes que paravam para tirar fotografias.

Com figurinos que nos evocam a tradição setubalense, entre as salinas do estuário e a dureza do alto mar, os marchantes interpretaram aquela que foi eleita a Grande Marcha de Setúbal, a composição “Setúbal das Salinas” por Carlos Alberto da Silva Pinto.

A Feira de Santiago estará aberta ao público até ao dia 3 de agosto, com um cartaz musical que vai trazer a Setúbal nomes como a histórica banda de rock GNR, a fadista Carminho, os cantores Diogo Piçarra e Barbara Bandeira ou o artisto brasileiro MC Kevinho, sendo a entrada totalmente gratuita.