A tradição está de volta! A tão aguardada Feira de Castro, a maior e mais emblemática feira tradicional do sul do país, que reúne familiares, amigos, comerciantes e fregueses, acontecerá nos dias 13, 14 e 15 de outubro.

Durante este fim de semana, em simultâneo com a animação própria da Feira, a Câmara Municipal de Castro Verde preparou um programa cultural imperdível. Tudo organizado pelas 14h00 com o evento “Encontros à Volta da Viola Campaniça”, a decorrer no Fórum Municipal. Este encontro contará com a participação de diversos convidados e terá como foco o ensino do toque da viola campaniça. Após esta primeira parte, siga-se-ão palestras sobre a etnografia e construção deste instrumento tradicional. Para encerrar o dia em grande estilo, às 18h30, será inaugurada a exposição “A Viola de António Ruas – Uma História com 150 Anos”.

A partir das 19h00, a animação sairá por conta do Grupo Rufar e Bombar, que contará com a Praça da República e as ruas adjacentes à Feira.

Durante a noite, pelas 22h00, o palco da Praça da República recebe PEDRO MÁFAMA, uma das novas sensações da música portuguesa, prometendo um concerto repleto de animação e originalidade. Logo após, às 24h00, DJ Paulo Fragoso, locutor e animador da RFM, contará a festa.

No sábado, 14 de outubro, o dia começa com arruadas de Bandas Filarmónicas (10h00 e 14h00) pelas principais ruas da Feira e da Praça da República. Destaque para o 4º Encontro de Castrenses na Diáspora, agendado para as 12h30, na EB2,3 Dr. António Francisco Colaço. Este encontro visa reunir, num almoço-convívio, os castrenses que vivem fora do concelho (inscrições limitadas até 10 de outubro para gabinete.presidente@cm-castroverde.pt ou pelo telefone 286 320 700).

No sábado à noite, a icónica banda portuguesa TAXI subirá ao palco da Praça da República, para um concerto que celebrará os sucessos que marcaram várias gerações, como “Chiclete”, “TAXI”, “Vida de Cão”, “Cairo” e muitos outros que fazem parte do imaginário de milhares de portugueses. À meia-noite, o DJ Paulino Coelho (Renascença) animará o público presente.

Paralelamente, durante os três dias do evento, serão realizadas outras atividades no âmbito do programa cultural da Feira de Castro, como o já tradicional Desfile de Corais, com a participação de quatro grupos, o Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, Cante ao Despique e Baldão, que celebra a sua 31ª edição, o Folclore Algarvio com a presença do Rancho Folclórico da Ria Formosa e a Feira de Aves, promovida pelo Clube Ornitológico de Castro Verde. A Feira de Castro promete proporcionar momentos únicos e inesquecíveis para todos os presentes. Não perca esta oportunidade de celebrar a tradição e a cultura da região!