
A PSP – Comando Distrital de Faro deu nota, através da rede social de Facebook, que no âmbito da atividade desenvolvida pelo Núcleo de Estrangeiros e Controlo Fronteiriço, foi realizada uma fiscalização a um imóvel ocupado ilegalmente na cidade de Faro.
Durante esta fiscalização, os polícias detiveram dois cidadãos estrangeiros que se encontravam em situação irregular no país e foi dada notificação para abandono voluntário de território nacional de outros dois cidadãos estrangeiros.
Por sua vez, a Divisão de Segurança Aeroportuária e Controlo Fronteiriço, procedeu à detenção, no Aeroporto Gago Coutinho, de um cidadão estrangeiro, de 45 anos, dando cumprimento a um mandado de captura internacional da INTERPOL que solicitava a sua detenção e extradição.
Tratava-se de um cidadão residente no Reino Unido, que se deslocava a Portugal com a família para férias e era procurado desde 2023 pelas autoridades do Zimbabué pela prática de crimes contra o Estado, peculato e furto de bens fiduciários.
Os dois cidadãos em situação irregular serão presentes no Tribunal de Faro e o cidadão detido no âmbito do mandado de captura será presente no Tribunal da Relação de Évora.