O HySe-X2, de Yoshio Ikemachi e do co-piloto famalicense, lidera a categoria Mission 1000. Esta classe inclui veículos movidos a combustível alternativo e é considerada o futuro da prova.

Este carro, a hidrogénio, lidera a classificação absoluta da classe com 30 pontos, mais 5 que uma dupla espanhola. Existem ainda mais três equipas nesta categoria, todas com viaturas movidas 100% a energia elétrica.

Recorde-se que Paulo Marques foi o primeiro português a vencer uma etapa no Dakar, decorria o ano de 1997, que terminou em oitavo lugar.

Cerca de 20 anos depois da sua última presença, o ex-motard famalicense, um dos mais titulados a nível nacional, está, agora, ao lado do piloto japonês Yoshio Ikemachi, num SSV movido a hidrogénio.

A última presença de Marques no Dakar, em carro, foi em 2007. No entanto, foi nas motas que vincou as suas qualidades ao longo de 10 anos, com a referida vitória numa etapa e com o oitavo lugar final.

Esta é a 15.ª participação do “Marquês” no Dakar, prova que está a decorrer na Arábia Saudita.

Foto: Reprodução Facebook