
A Câmara Municipal foi distinguida com o Prémio Excelência Autárquica 2025, na área do desporto, pelo programa Mais e Melhores Anos. A entrega do prémio aconteceu no III Congresso da Cidade Social, no passado dia 17 de junho, em Vila Nova de Poiares, encontro que reuniu representantes de mais de 200 autarquias portuguesas.
O programa Mais e Melhores Anos destacou-se pela aplicação de soluções pioneiras, no âmbito do envelhecimento ativo e desporto inclusivo, aliando abordagens científicas, tecnológicas e comunitárias, que promovem um envelhecimento ativo e saudável e fomentam a inclusão social através do desporto.
Ao todo, este programa municipal envolve cerca de 4 mil famalicenses, proporcionando atividade física, lazer, convívio e reabilitação, mas também àqueles que necessitam de reabilitação física e a pessoas portadoras de deficiência. A frequência é gratuita, sendo que cada idoso paga apenas o seguro de acidentes pessoais no valor de 2,5 euros por ano.
O projeto divide-se assim em três vertentes, com destaque para o desporto sénior, reabilitação e desporto adaptado.
Mais de duas dezenas de técnicos municipais habilitados estão envolvidos no projeto, entre professores de educação física e fisioterapeutas, promovendo quase 20 modalidades desde a hidroginástica, hidroterapia, boccia, ginástica funcional, pilates e yoga, entre muitas outras.
O programa proporciona ainda o convívio, o bem-estar e o divertimento através da realização de iniciativas como o Cantar dos Reis, o Carnaval Sénior, o Sarau e Piquenique Sénior, a Tarde Sénior, na Feira de Artesanato e Gastronomia.
As atividades decorrem nos complexos de piscinas do concelho (em Famalicão, Ribeirão, Joane e Oliveira São Mateus) durante todos os dias da semana. Também acontece nas instituições parceiras, como IPSS e lares, sempre que solicitados.
Atribuído pela Cidade Social, o Prémio de Excelência Autárquica reconhece as boas práticas e a qualidade de atividades e programas que espelham o esforço contínuo das autarquias em implementar projetos sustentáveis, inovadores e com impacto real nos seus territórios.