O UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra assinala o Dia Nacional dos Cientistas, na sexta-feira, dia 16, com um programa a integrar dois momentos significativos.

Um desses momentos será a evocação a José Mariano Gago, uma das mais relevantes personalidades para o desenvolvimento científico do país, com a reapresentação da Mesa José Mariano Gago no Café Santa Cruz, e o II Encontro Regional de Clubes Ciência Viva na Escola, refere em nota o Exploratório.

O histórico Café Santa Cruz volta a receber uma cerimónia simples, mas muito significativa, com a reapresentação pública da Mesa Mariano Gago, agora com uma inscrição gravada no mármore a dar conta da presença assídua do cientista e antigo ministro da ciência e do ensino superior sempre que se encontrava na cidade de Coimbra.

A sessão, que irá decorrer a partir das 12h00, no Café Santa Cruz, conta com a presença de Arsélio Pato de Carvalho, Professor catedrático jubilado da Universidade de Coimbra e fundador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC UC), de Alfredo Dias, vice-Reitor da Universidade de Coimbra, de Alberto Blanco e Ricardo Gonçalves, do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), de Paulo Trincão, Director do UC Exploratório, e de Vítor Marques, do Café Santa Cruz.
Entre as 10h00 e as 18h00, o UC Exploratório dinamiza o II Encontro Regional de Clubes Ciência Viva na Escola, num evento dedicado à partilha de conhecimentos, experiências e boas práticas entre escolas e outras entidades parceiras.

Os projectos e trabalhos desenvolvidos pelos 47 Clubes Ciência Viva na Escola monitorizados pelo UC Exploratório serão partilhados numa mostra a realizar ao ar livre, na Alameda do UC Exploratório, onde habitualmente se realizam os Mercadinhos da Margem Esquerda, numa iniciativa aberta a toda a comunidade.

O Dia Nacional dos Cientistas foi instituído em 2016, com o objectivo de celebrar e reconhecer a contribuição histórica, relevante e inovadora da comunidade científica para o avanço do conhecimento e para o progresso e bem-estar da sociedade. Celebra-se a 16 de maio, data de nascimento de José Mariano Gago, cientista e ministro da Ciência e Tecnologia entre 1995 e 2002 e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior entre 2005 e 2011, para assim homenagear o seu importante e insubstituível legado.