No próximo dia 25 de março, pelas 15h00, o auditório da EDIA, em Beja, será palco da apresentação do Estudo de Avaliação do Impacto Económico da Implementação do Empreendimento de Fins Múltiplos de Alqueva (EFMA). A sessão contará com a presença do Ministro de Estado e das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.

O EFMA, um dos mais ambiciosos projetos estruturantes do sul de Portugal, é reconhecido pelo seu papel crucial no desenvolvimento regional nas vertentes económica, ambiental e social. O projeto assenta numa gestão integrada da sua reserva estratégica de água, abrangendo não só a agricultura — com uma área já em exploração de 130 mil hectares — mas também o abastecimento público, a produção de energia hidroelétrica e solar, o turismo e a preservação ambiental.

O estudo agora divulgado analisa os efeitos estruturantes da implementação do EFMA, quer a nível local, quer nacional. Foram tidos em conta os impactos diretos da construção e exploração do empreendimento, bem como os impactos catalisadores em setores-chave como Agricultura, Agroindústria, Turismo e Energia, abrangendo uma área de influência que abarca 23 concelhos dos distritos de Beja, Évora, Setúbal e Portalegre.

Entre os dados revelados, destaca-se que o EFMA já assegurou um retorno financeiro direto para o Estado superior ao investimento realizado, reforçando também a sustentabilidade ambiental, nomeadamente através da produção de energia renovável e do contributo para uma economia de baixo carbono.

O estudo aponta ainda alguns desafios futuros, entre os quais a necessidade de continuar a assegurar uma gestão equilibrada dos recursos hídricos, o reforço das infraestruturas de apoio ao turismo e soluções para a escassez de mão de obra na região.

A sessão inclui a intervenção do Presidente da EDIA, José Pedro Salema, a apresentação detalhada dos resultados do estudo pelas entidades responsáveis — CEDRU e EY Ernst & Young —, e uma mesa-redonda moderada por José Pedro Salema, com a participação de Álvaro Beleza e Francisco Gomes da Silva. O encerramento estará a cargo do Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes.