Cinco escolas do distrito de Évora recolheram, no ano letivo 2024/2025, aproximadamente quatro toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados, no âmbito da 14.ª edição da campanha “Escola Electrão”.

As escolas participantes foram a Escola Básica Padre Bento Pereira (Borba), a Escola Secundária Conde de Monsaraz (Reguengos de Monsaraz), a Escola Secundária Rainha Santa Isabel (Estremoz), a Escola Secundária Severim de Faria (Évora) e os Salesianos de Évora – Colégio.

No total, recolheram-se 3.776 quilos de equipamentos elétricos usados (REEE), 24 quilos de lâmpadas e 47 quilos de pilhas, tendo sido atribuídos cheques-prenda no valor global de 450 euros, para aquisição de novos equipamentos elétricos.

O Colégio Salesianos de Évora foi a escola que mais resíduos recolheu no distrito, com 1.256 quilos de equipamentos elétricos, 18 quilos de lâmpadas e 17 quilos de pilhas, o que lhe valeu o prémio de 150 euros.

A nível nacional, a campanha contou com a participação de cerca de 890 escolas, incluindo estabelecimentos dos Açores e da Madeira. Foram recolhidas cerca de 460 toneladas de resíduos, das quais 440 toneladas de equipamentos elétricos e lâmpadas, e 18 toneladas de pilhas e baterias.

Os dados representam um crescimento de 27% face à edição anterior e aproximam-se dos valores mais elevados registados na última década, sendo necessário recuar ao ano letivo de 2015/2016 para se encontrar um volume semelhante.

As escolas participantes acumularam pontos de acordo com a quantidade de resíduos entregues, sendo premiadas com cheques-prenda de 75 euros por cada 10 quilos de pilhas, 10 quilos de lâmpadas ou 100 quilos de equipamentos elétricos usados. O valor total distribuído nesta edição ascende a 50 mil euros.