A BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira testemunhou um desfecho emocionante após uma maratona de 24 horas, com uma diferença de menos de três minutos a decidir o vencedor. O Fouquet Nissan, conduzido pelo português Manuel Aires e acompanhado pelos franceses Mickael Pisano, Jérémy Warnia e Jean-Luc Ceccaldi, emergiu vitorioso nesta disputa intensa, marcando um dos finais mais emocionantes em 25 anos de história desta prova organizada pelo ACP. A vila alentejana foi palco de uma forte afluência de milhares de espectadores para acompanhar o evento.

A conquista do BP Ultimate 24 Horas TT Vila de Fronteira pelo Fouquet Nissan foi a culminação de um desempenho emocionante. Após uma corrida intensa, Mickael Pisano, ainda agitado pela adrenalina da vitória, afirmou: “Estive três horas a fundo! Tenho um carro fantástico e dei tudo! Estou mesmo muito orgulhoso por ganhar aqui em Fronteira”. A equipa liderada por Manuel Aires, que também incluía os franceses Jérémy Warnia e Jean-Luc Ceccaldi, assumiu a liderança na penúltima das 104 voltas ao Terródromo, num desfecho que entrou para a história da prova do Automóvel Club de Portugal. A emoção atingiu o pico quando, a 15 minutos do final da corrida, a equipa francesa de Laurent Poletti, Franck Cuisinier, Ronald Basso e Adrien Favarel, que havia liderado grande parte da prova, se viu obrigada a abrandar o ritmo nas últimas voltas devido a um cálculo errado de combustível, possibilitando a ultrapassagem decisiva de Pisano, que terminou com uma vantagem de 2 minutos e 37 segundos após 1.440 minutos de corrida.

Manuel Aires, natural de Alfândega da Fé, residente em França há 30 anos e concorrente em Fronteira desde 2019, expressou a sua satisfação após a vitória: “Nas 24 Horas de Paris, ficámos em segundo lugar, a menos de dois minutos do primeiro. Agora foi a nossa vez!”, apontando para o céu.

No pódio, a equipa luso-francesa de Claude Fournier, Ricardo Porém, Gustavo Moura e Gustavo Moura Jr., num MMP que venceu a categoria T4, conquistou o segundo lugar, seguida pela equipa de Amândio Alves, João Silva, Márcio Reis e Rogério Reis, na categoria T3. O top 5 foi completado pelas formações de Ricardo Soares e Henrique Lourenço, com Nissans Navara, nas categorias T2.

Ao todo, 64 equipas completaram a dura maratona alentejana, num contingente composto por 77 concorrentes e mais de 300 pilotos de Portugal, França, Bélgica, Letónia, Áustria, Países Baixos e Peru.

Este evento épico não só atraiu os entusiastas locais como também contou com participantes internacionais, exemplificados pelo caso da equipa letã de Igor Skoks, que viajou 4.500 quilómetros desde a Letónia para competir em Fronteira. Uma dedicação ímpar à prova, que se repete ao longo dos anos, como no caso de Pedro Ribeiro, emigrado na Suíça, que faz uma jornada anual de 2.000 quilómetros desde Lausanne para participar neste evento único.

A celebração do 25º aniversário da prova do Automóvel Club de Portugal contribuiu para uma das maiores adesões de público em Fronteira, com milhares de pessoas acampadas na Herdade do Monte do Cego e nos arredores da vila, atraídas também pelo festival de música encabeçado pelos Xutos & Pontapés, promovido pelo Município de Fronteira.

[Classificação Online – Clique Aqui](link para classificação online)