A EPTOLIVA – Escola Profissional de Oliveira do Hospital, Tábua e Arganil deu as boas vindas ao Natal com a realização do EPTO NATAL, um espetáculo subjacente ao tema “We Are The World”, que pretendeu divulgar à comunidade a capacidade desta escola em estabelecer pontes multiculturais e além-fronteiras, reunindo o talento e a diversidade das várias nacionalidades representativas da sua população estudantil, adianta hoje em nota a escola.

“Somos EPTOLIVA uma escola do Mundo” foi assim que perante um auditório completamente sobrelotado de público, o Centro Cultural de Tábua começou por receber a universalidade dos desejos de um “Feliz Natal” nos 13 idiomas nativos dos alunos estrangeiros da EPTOLIVA.

Com o foco no pluralismo cultural a interculturalidade foi o argumento desta comemoração que transpôs a vivência cultural desta Escola Profissional para um verdadeiro palco de emoções com apresentações de ginástica, dança e música, protagonizadas pelos alunos dos vários cursos profissionais, do Centro Qualifica e do Programa Escolhas – Missão Futuros E9G, associando-se também, a participação de grupos locais sediadas nos concelhos de abrangência da EPTOLIVA que, conjuntamente, dinamizaram um programa variado de atuações onde a excelência da execução e a escolha do repertório se destacaram nesta noite de comunhão. Falamos concretamente da música que plenificou o programa desta festa de Natal e que contou com a dupla do Grupo Musical “Vinta’J” de Nogueira do Cravo, a voz de Mara Luz na interpretação de alguns êxitos da música cabo-verdiana e a brilhante voz de Maria Júlia Monteiro, presidente da Associação de Estudantes da EPTOLIVA, frisa a ainda a escola.

Pelo palco deste espetáculo memorável passaram, ainda, momentos de ginástica artística, trazidos pelo grupo “Gym Kids” de Tábua, dança contemporânea, hip-hop e ballet clássico corporizados pelas bailarinas da “Escola de Dança E-Motion” de Arganil e as danças de Cabo-Verde com coreografias de estilos tão diversos como a morna, a coladeira, o funaná e o batuque, regamboleadas por um grupo de alunas cabo-verdianas.

Nesta convivência de partilha onde foi enfatizada a importância do espirito de família num diálogo intercultural, a EPTOLIVA quis presentear toda a comunidade dos concelhos de Tábua e Oliveira do Hospital, em especial os pais e encarregados de educação dos alunos que todos os dias estudam e constroem o projeto educativo de sucesso desta escola vencedora e unida com o mundo que é a EPTOLIVA.

Na sua alocução, o presidente da EPTOLIVA, Daniel Dinis Costa, fez questão de elogiar o esforço coletivo de todos que fizeram esta festa, referindo que “escolhemos o tema «We Are the World» porque hoje somos uma escola do mundo, uma escola inclusiva, multicultural, uma escola que integra e uma escola que diariamente promove a união e a paz. Somos uma escola de família. Por isso o que mais desejo neste Natal é que se juntem com as vossas famílias, com as pessoas que gostam e tenham um Natal Feliz com aqueles que mais amam. Para 2025 desejo muita saúde. Muita força para continuarmos juntos a sonhar, a fazer acontecer e a renovar o sucesso pessoal, profissional de todos, que é o nosso principal objetivo.”

Este momento de confraternização foi saudado por Ricardo Cruz, presidente do Município de Tábua e Graça Brito, vereadora em representação da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, que não pouparam elogios ao trabalho desenvolvido pela Escola e reforçaram os desejos de continuação dos maiores sucessos associados aos votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos os presentes.