A presença da Entidade Regional de Turismo, em colaboração com as sete Estações Náuticas do Alentejo, a ADRAL, SA e o Sines Tecnopolo, marca uma estreia importante na NAUTICAMPO, um evento especializado em náutica de recreio e atividades ao ar livre, que decorre entre os dias 17 e 21 deste mês, na FIL, em Lisboa.

Durante cinco dias, serão apresentados os diversos programas e iniciativas de cada uma das Estações Náuticas do Alentejo, que, em conjunto com várias empresas parceiras, formaram uma rede de ofertas abrangente. Esta rede inclui atividades de turismo náutico integradas com propostas desportivas, de lazer ao ar livre, culturais, gastronómicas, enoturismo, astroturismo, entre outras. Todas estas propostas estão ligadas à presença de massas de água, visando promover a região e impulsionar a notoriedade da marca territorial nos mercados nacional e internacional.

“Nos últimos anos, no âmbito do projeto Estações Náuticas de Portugal, lançado pelo Turismo de Portugal em colaboração com as Câmaras Municipais de Avis, Alandroal, Mértola, Odemira, Sines, Monsaraz e Moura/Alqueva, com coordenação da ADRAL e do Sines Tecnopolo, foi criada uma nova rede de oferta diferenciadora com potencial para atrair novos segmentos de mercado. É totalmente coerente que agora estejamos presentes num evento dedicado a este setor, como é o caso da NAUTICAMPO”, afirma José Manuel Santos, presidente da Turismo do Alentejo e Ribatejo, que pretende com esta parceria reforçar o trabalho de estruturação e apoio à comercialização do produto.

“Este trabalho colaborativo que tem vindo a ser desenvolvido no Alentejo já se
traduz em resultados e reconhecimento. Uma das provas é o facto da região,
mais concretamente Odemira, ter sido escolhida para acolher o 4.º Encontro da
Rede de Estações Náuticas de Portugal, em 2025”, acrescenta o mesmo
responsável.

“A participação na NAUTICAMPO pode ser um ponto de viragem para um trabalho mais focado na organização do produto e na promoção”, destaca Alexandra Correia, Coordenadora do Projeto Nautical Alentejo, na ADRAL, SA.

Refira-se que a Rede de Estações Náuticas do Alentejo tem como objetivo divulgar uma oferta temática, desenvolver mecanismos inovadores de prospeção e reforçar a notoriedade e internacionalização do destino.