
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou para a chegada da depressão Nelson, proveniente da Islândia até ao arquipélago da Madeira, que terá impacto direto no estado do tempo em território continental.
De acordo com o comunicado emitido esta terçça-feira, o IPMA prevê “precipitação persistente, por vezes forte e acompanhada de trovoada”, pelo menos até ao domingo de Páscoa. Esta precipitação poderá assumir a forma de neve nos pontos mais elevados da Serra da Estrela e das serras do extremo Norte, com a possibilidade de atingir cotas próximas dos 1000 metros de altitude.
No que diz respeito às temperaturas, prevê-se uma estabilidade ao longo da semana, com uma ligeira variação na temperatura mínima, que deverá subir na quarta-feira e descer novamente na sexta-feira, dia 29. As temperaturas máximas oscilarão entre os 15 e os 20°C no Sul do país, entre os 10 e 15°C na generalidade do Norte e Centro, sendo ainda inferiores no nordeste transmontano e nas terras altas.
Além disso, são esperados “períodos de vento forte, predominando do quadrante oeste, com rajadas que podem atingir até 85 km/hora, podendo ser superiores a 100 km/hora nas áreas de maior altitude”.
Quanto ao estado do mar, antecipa-se uma “agitação marítima forte”, especialmente na costa ocidental, com ondas que poderão atingir entre cinco a sete metros de altura significativa.
Atualmente, há avisos laranja em vigor por agitação marítima nos distritos de Viana do Castelo, Lisboa e Setúbal, bem como avisos amarelos devido ao vento em diversos distritos do país.
Com esta previsão, a Semana Santa será marcada por um clima instável e adverso em várias regiões de Portugal, exigindo precaução e atenção por parte da população e das autoridades competentes.