CICLO – 3ª edição 2 a 7 julho 2024

O Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada – CICLO regressa para a sua 3º edição, já com muitas histórias para contar e um percurso que – apesar de jovem – se afirma em termos internacionais, com laureados seus a conquistar o mundo e a encher diferentes palcos.

Em diferentes países, muitos cantores dos 18 aos 36 anos estão já a preparar as suas árias. A partir de dia 20 de março, nos sites e redes específicas, a notícia sobre a abertura de candidaturas ao novo CICLO está a chegar. E os olhos vão voltar-se para Lousada e para o seu auditório municipal. 

Não havia um concurso verdadeiramente internacional, capaz de dinamizar o norte do País neste campo cultural. Queríamos e queremos continuar a desenvolver esta plataforma de promoção e cruzamento de novos intérpretes, públicos e oportunidades – que ainda escasseiam – de ouvir reportórios e conhecer melhor as diversas dimensões do canto lírico.

José Corvelo, diretor artístico do CICLO

O CICLO foi um desafio que decidimos lançar e tem já resultados bem visíveis, na comunidade local como no panorama maior do canto lírico. Tudo isto a partir de uma região que vive intensamente o ensino e prática da música, como se pode ver pela dinâmica das escolas do Vale do Tâmega e, agora, ao fim de duas edições, pelos números e pela repercussão que este concurso tem já a nível internacional.

Jorge Araújo, Associação de Cultura Musical de Lousada (ACML)

Júri da 3ª edição CICLO 2024

Cesário Costa (Maestro); Ana Paula Russo (Soprano | Professora na Escola de Música do Conservatório Nacional e Academia de Música de Almada); André Cunha Leal (Programador | Diretor Musical da CisterMúsica | Director Artístico da ProArt); Ettore Nova (Barítono | Diretor Dep. Música da UNIGLOBUS | Diretor Artístico da Ripatransone Opera Leonis Festival); Aquiles Machado (Tenor | Dir. Artístico de Educa Más que Ópera | Dir. Artístico de Amigos de la Ópera da Corunha |Professor de Canto do Conservatório Itinerante Simón Bolivar)

Calendário:

20 de março – Abertura de candidaturas

7 de junho – Fim do período de partituras pelos candidatos

2 e 3 de julho – Eliminatórias

5 de julho – Semifinal

6 de julho – Finais

7 de julho – Concerto de laureados

O programa do CICLO, pela oportunidade de contacto com personalidades do panorama cultural inclui ainda palestras e masterclasses.

Vencedores (2022):

1º Prémio (2022) – Paola Leoci (Itália)

2º Prémio (2022) – Inho Jeong (Coreia do Sul)

3º Prémio (2022) – Hélène Walter (França)

Vencedores (2023)

1º Prémio (2023) – Ana Sofia Marafona (Portugal)

2º Prémio (2023) – Marcela Rahal (Brasil)

3º prémio (2023) – Mar Morán (Espanha)

Números da 1ª edição – CICLO (2022)

68 inscritos – 58 participantes

16 nacionalidades (Croácia, Israel, China, Grécia, Coreia do Sul, França, Inglaterra, Alemanha, Rússia, Itália, Portugal, Brasil, Suíça, México, Argentina e Chile)

Números da 2ª edição – CICLO (2023)

76 inscritos – 69 participantes

17 nacionalidades (Alemanha, Eslováquia, China, Ucrânia, Brasil, Coreia do Sul, Japão, Holanda, Bélgica, Nova Zelândia, Polónia, Rússia, Espanha, Venezuela, Itália, Suíça e Portugal)

Alguns dados sobre o CICLO:

  • É promovido pela Associação de Cultura Musical de Lousada (ACML), que cumpre agora 50 anos.
  • Quer afirmar-se como um grande concurso de canto em Portugal, abrindo oportunidades tanto para intérpretes como para públicos.
  • Sonhou implantar uma marca identitária no calendário cultural nacional e internacional, a partir do Vale do Sousa.
  • Dinamiza uma proposta específica nesta área musical cujo acesso é menos frequente.
  • Mobiliza as entidades locais, escolas e população, dinamizando diversas vertentes da vida cultural, turismo e atividades económicas da região.

O desenvolvimento do projeto passa:

  • Pela constituição de júris com personalidades de reconhecido mérito nacional e internacional na área da ópera e do canto lírico.
  • Definição de prémios com uma componente monetária e componente artística comparáveis a outros concursos internacionais europeus de prestígio.
  • Por uma plataforma de divulgação nacional e internacional, que chama candidatos de todo o mundo, com especiais expectativas em relação aos concorrentes nacionais e europeus.
  • Pela variedade de propostas, uma vez que o CICLO, pela oportunidade que traz de contacto com personalidades do panorama cultural, inclui provas, concertos, palestras e masterclasse.
  • Pelo envolvimento e mobilização da comunidade, em particular do universo estudantil e dos alunos das escolas de música da região.

Website do CICLO: www.ciclolousada.pt

Website da ACML (organização): www.acmlousada.pt

Fotografia de capa: Sofia Marafona vence concurso internacional de canto lírico 2023 foto acmlousada