A Câmara Municipal de Moura anuncia com entusiasmo o retorno do Concurso de Curtas-Metragens, agora em sua segunda edição, como parte das celebrações do 50.º aniversário do 25 de Abril. Este evento tem como objetivo promover a criatividade audiovisual e, simultaneamente, fazer eco das comemorações históricas.

Sob o tema “O Contrabando na Raia”, a competição deste ano pretende estimular a reflexão sobre essa temática relevante e preservar a memória cultural associada a ela. O contrabando foi um elemento intrínseco à vida dos povos da fronteira entre Portugal e Espanha, durante períodos em que as fronteiras estavam fechadas e regimes totalitários dominavam. Essas histórias de sobrevivência e desafio podem ser revisitadas atualmente através de trajetos turísticos ao longo da linha costeira.

O contrabando foi uma realidade durante as décadas de 1930 a 1960, tornando-se essencial para a subsistência dessas comunidades. Quase todas as aldeias e montes têm narrativas para partilhar, uma vez que essas terras foram cenários de contrabando e contrabandistas.

As obras inscritas no 2.º Concurso de Curtas-Metragens devem ser originais, inéditas e não exceder 15 minutos de duração. É requisitado que estejam em língua portuguesa e sejam submetidas em formato digital.

Este concurso está aberto a todos os interessados, sejam indivíduos ou grupos, divididos em duas categorias: Categoria 1 – para autores nascidos em 2006 ou anos seguintes, e Categoria 2 – para autores nascidos antes de 2006.

As inscrições e submissões de conteúdo estarão aceitas até o dia 13 de outubro deste ano.

A ficha de inscrição e o regulamento detalhado podem ser encontrados na página oficial do Município de Moura e também na aplicação Moura Mobile, na seção de regulamentos. Este concurso oferece uma plataforma cativante para os talentos criativos explorarem a temática do contrabando e compartilharem suas visões através das curtas-metragens.