Sabe como surgiu o Dia das Bruxas, também conhecido mundialmente como “Halloween”? É celebrado no dia 31 de outubro, principalmente nos Estados Unidos, mas, hoje em dia, comemorado em diversos outros países, inclusive em Portugal.

De onde vem o nome do Halloween? O Halloween tem as suas raízes não na cultura americana, mas no Reino Unido. O seu nome deriva de “All Hallows’ Eve”. “Hallow” é um termo antigo para “santo”, e “eve” é o mesmo que “véspera”. O termo designava, até o século 16, a noite anterior ao Dia de Todos os Santos, comemorado a 1 de novembro.

Como é que esta festa começou? Desde o século 18, os historiadores apontam para um antigo festival pagão ao falar da origem do Halloween: o festival celta de Samhain (termo que significa “fim do verão”). O Samhain durou três dias e começou a 31 de outubro.

Quando surgiu o Dia das Bruxas? O Dia das Bruxas, o Halloween, que hoje conhecemos surgiu entre 1500 e 1800. Fogueiras e brincadeiras como “doces ou travessuras” fazem parte dessas celebrações.

Como a festa chegou à América? A festa do Halloween foi levada para os Estados Unidos por imigrantes irlandeses no século XIX. Inicialmente, as tradições britânicas misturaram-se com os rituais de colheita americana.

E quanto ao Halloween moderno? Hoje, o Halloween é o maior feriado não cristão dos Estados Unidos e foi exportado para vários outros países, incluindo Portugal. No entanto, o significado e as tradições do Halloween evoluíram ao longo dos anos, tornando-se uma festa que permite às pessoas explorar medos, fantasias e aspectos sombrios da cultura de uma forma divertida.

Na sua essência, o Halloween é uma celebração que mistura elementos da religião, da natureza, da morte e do romance, tornando-se um feriado popular que transcende fronteiras e culturas. A cada ano, adultos e crianças em todo o mundo aguardam ansiosamente por esta festa única que combina tradição e inovação de maneiras surpreendentes.