
Com a chegada do Outono, o Festival Terras sem Sombra (TSS) prepara-se para a sua quinta apresentação na 19.ª temporada, rumando ao concelho de Santiago do Cacém, onde a costa atlântica encontra os vastos campos do interior do Alentejo. Nos dias 23 e 24 de setembro, o TSS promete oferecer um programa interessante, com destaque para a música, o património cultural e as questões de saúde pública. O evento é de acesso gratuito e conta com a parceria do município local, da Embaixada da Bélgica e da Direção Regional de Cultura.
A noite de 23 de setembro (21h30) será marcada para um concerto especial na moderna igreja de Santa Maria, em Vila Nova de Santo André. O pianista belga Olivier de Spiegeleir apresentará um repertório que abrange desde o século XVIII até ao século XX, com temas de Beethoven, Tchaikovski, Debussy e do português José Vianna da Motta. O concerto, intitulado “Da Obscuridade da Noite ao Esplendor do Dia: Românticos e Pós-Românticos na Tradição Ocidental”, promete encantar os presentes.
Olivier de Spiegeleir é um nome de destaque na cena pianística internacional, com mais de 30 anos de carreira e mais de 600 concertos realizados em 25 países e 250 salas de espetáculos. A sua abrangência abrange um vasto repertório, desde Bach a Lutosławski, com ênfase em Beethoven. Além de sua atuação concertística, ele gravou sete CDs, sendo três dedicados a Beethoven. A qualidade de sua trajetória foi reconhecida com diversos prêmios e honrarias, incluindo o título de Cidadão Honorário da cidade de Cusco, no Peru, e Embaixador Cultural da cidade de Jinan, na China.
A tarde de 23 de setembro (15h00) será dedicado ao património cultural com a atividade “Albalat: Património Arqueológico de Alvalade”. Os participantes terão a oportunidade de explorar o património histórico de Alvalade, uma vila histórica do concelho de Santiago do Cacém, que nos últimos anos tem sido objeto de estudos relevantes. A visita incluirá pontos de interesse científico e paisagístico, como a igreja matriz e a ponte “romana”.
Para encerrar o fim da semana em Santiago do Cacém, o TSS se dedicará à manhã de domingo, 24 de setembro (9h30), à biodiversidade com a atividade “Novos Desafios: Mosquitos Tropicais e Subtropicais em Portugal”. Esta iniciativa alertará para os riscos associados às alterações climáticas e aos mosquitos tropicais e subtropicais em território nacional. A atividade será orientada por especialistas e contará com o apoio do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
A programação da 19.ª temporada do Festival Terras sem Sombra inclui ainda eventos em Odemira, Vidigueira, Arraiolos, Montemor-o-Novo, Sines e Évora, proporcionando experiências únicas de música, património cultural e natural em diferentes regiões de Portugal.