
Conceituados investigadores e académicos vão reunir-se no próximo dia 29 de novembro , no Cineteatro Grandolense, para participar no colóquio “50 Anos de Arqueologia no Concelho de Grândola” . O evento, que tem início marcado para as 09h00, insere-se nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril e pretende divulgar as mais descobertas arqueológicas realizadas no concelho nas últimas décadas.
Organizado pela Câmara Municipal de Grândola , através do Serviço de Património Histórico e Cultural e Museus, o colóquio contará com a participação de investigadores, académicos e técnicos municipais que irão partilhar os seus conhecimentos e experiências. O programa está dividido em nove painéis temáticos , que abordam diversos aspectos do património local:
- Gestão do Património Arqueológico no Museu Municipal de Grândola
- Santa Marinha (Melides): Explorando o Passado com Novas Tecnologias
- A Tróia Romana antes e depois da Revolução de Abril
- Dez Anos de (não) Arqueologia Subaquática no concelho de Grândola
- A Necrópole de Casas Velhas – Melides, no contexto da Idade do Bronze do Sudoeste Ibérico
- Revisitar a Igreja de São Pedro cuidando de memórias passadas: o contributo da Bioantropologia
- 50 Anos de Arqueologia Industrial no Concelho de Grândola
- Viver junto ao mar, paisagens de identidade e comunidade numa aldeia de pescadores nos séculos XIX e XX (Grândola, Portugal)
- Análise Zooarqueológica das Arqueofaunas dos Paços do Concelho de Grândola (Séculos XVI-XVIII)
Este encontro representa uma oportunidade única para a comunidade conhecer e valorizar o rico património histórico de Grândola, bem como compreender a importância da arqueologia na preservação da memória colectiva e na construção da identidade local.
A participação é gratuita , mas sujeita à inscrição obrigatória. Os interesses podem inscrever-se através do email museu .municipal @cm -grandola .pt ou pelo telefone 269 450 019 .
Este colóquio promete ser um momento de partilha e reflexão sobre o passado, proporcionando um olhar aprofundado sobre a história e a evolução arqueológica do concelho de Grândola ao longo dos últimos 50 anos.