A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra foi convidada pela European Urban Iniciative da Comissão Europeia para liderar a parceria Water Sensitive City (Cidades Sensíveis à Água) no âmbito da Agenda Urbana para a União Europeia (UAEU), uma iniciativa que visa promover o desenvolvimento urbano sustentável em toda a União Europeia, revela em nota a CIM.

A candidatura da CIM Região de Coimbra foi bem-sucedida, destacando-se entre diversas candidaturas europeias.

CIM Região de Coimbra foi também formalmente convidada pela Comissão Europeia e pelo Comité dos Estados-Membros da UE (Grupo de Desenvolvimento Urbano – UDG) para assumir a coordenação desta parceria, um desafio que, segundo Emílio Torrão, Presidente da CIM Região de Coimbra, “muito nos honra e que foi aceite com entusiasmo e sentido de responsabilidade”.

A Agenda Urbana para a UE representa um novo método de governação que está a ser adotado pela Comissão Europeia para as políticas de desenvolvimento urbano, promovendo a cooperação entre os Estados-Membros, as cidades e regiões, as instituições europeias e stakeholders relevantes.

A parceria Water Sensitive City , que terá um horizonte temporal de três anos, terá foco na gestão sustentável dos recursos hídricos , abordando desafios como a artificialização de solos e escoamentos urbanos, aumento da precipitação alternada com secas, riscos de inundação, escassez de água, entre outros.

Ao promover a água como um recurso valioso num contexto de forte impacto das alterações climáticas, centrar-se-á especificamente em três pilares da elaboração e implementação das políticas da União Europeia: melhor conhecimento, melhor regulação, melhor financiamento.

“A coordenação da parceria Water Sensitive City representa o reconhecimento pela Comissão Europeia do trabalho que temos vindo a desenvolver e uma oportunidade única para a Região de Coimbra e para Portugal como um todo. Esta iniciativa permitirá à CIM Região de Coimbra estar na vanguarda do desenvolvimento de políticas e estratégias inovadoras relacionadas com a gestão sustentável da água, um tema crucial para o futuro das cidades e regiões europeias e especialmente relevante para a realidade portuguesa num contexto de forte impacto das alterações climáticas”, afirma Emílio Torrão.

Esta parceria abrirá também portas para novas colaborações internacionais e fortalecerá o posicionamento da CIM Região de Coimbra na conceção e implementação das políticas europeias.

CIM Região de Coimbra já possui experiência consolidada no âmbito da Agenda Urbana Europeia, tendo sido membro ativo da parceria Culture and Cultural Heritage e, atualmente, da parceria Sustainable Tourism, o que demonstra a capacidade de contribuir para a formulação de políticas urbanas inovadoras e eficazes, bem como em envolver stakeholders diversos em projetos transformadores.

Com esta nova responsabilidade, a CIM Região de Coimbra reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável, assumindo um papel de liderança e articulação para a implementação de soluções urbanas inovadoras, com impacto local e europeu.