© Município de Montemor-O-Novo

A Reunião de Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, realizada no dia 4 de outubro, foi marcada por um momento especial de reconhecimento e orgulho para a comunidade educativa do concelho. No Salão Nobre dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal recebeu com entusiasmo alguns convidados muito especiais: alunos que participaram e foram vencedores a nível nacional no programa educativo “Cientista Regressa à Escola”.

Martim Figueiredo Prates e Luísa Carvalho Pinto Martins de Sousa, ambos da EB nº 2 de Montemor-o-Novo e alunos da professora Isabel Gomes, foram premiados no ano letivo 2021/22. Martim recebeu o prémio pela Melhor Frase, enquanto Luísa foi distinguida pelo Melhor Desenho. Estes alunos tiveram a oportunidade de participar de uma oficina com a cientista Ana Tavares.

No ano letivo 2022/23, Isabela Maria Setúbal Carpetudo, aluna da professora Ana Maria Bate-Pé da EB nº 5 de Montemor-o-Novo, também se destacou ao ser premiada pelo Melhor Desenho, fruto da sua participação numa oficina com a cientista Margarida Padeira Nunes.

A cerimónia contou com a presença dos pais dos alunos premiados e com a participação da professora Delfina Santos, da Direção do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo. O Presidente da Câmara Municipal, Olímpio Galvão, dirigiu palavras de felicitação aos três jovens talentos, destacando que “é um orgulho para todos nós termos três jovens premiados a nível nacional, neste interessantíssimo projeto “Cientista Regressa à Escola”. Todos os vereadores também se uniram ao reconhecimento, oferecendo lembranças simbólicas aos alunos.

O evento culminou com um breve intervalo na Reunião de Câmara, durante o qual foi tirada uma fotografia memorável na escadaria dos Paços do Concelho, para eternizar este momento de celebração e conquista.

O projeto “Cientista Regressa à Escola” foi lançado em 2021 e tem como objetivo aproximar cientistas de diversas áreas das escolas primárias, proporcionando oficinas de ciência únicas e didáticas. Através deste programa, as crianças têm a oportunidade de conhecer cientistas, quebrando estereótipos e promovendo a literacia científica nas escolas portuguesas.

No ano letivo de 2022/23, o projeto alcançou 65 oficinas de ciência em Portugal Continental e nas ilhas, envolvendo 33 cientistas e impactando positivamente 1079 crianças. Estas crianças foram desafiadas a criar projetos (vídeos, maquetes ou desenhos) com base no conhecimento adquirido nas oficinas, contribuindo assim para a promoção da ciência e da curiosidade nas novas gerações.