O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) desencadeou, na manhã desta segunda-feira, dia 21 de março, uma operação de busca domiciliária em diversas localidades, incluindo Portalegre, Elvas e Torres Novas. Esta ação, que contou com a participação de várias valências policiais, teve como objetivo dar cumprimento a mandados relacionados com suspeitas de tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e furto, investigados ao longo de vários meses.

Coordenada pelas Esquadras de Investigação Criminal de Portalegre e de Elvas, a operação contou com o apoio de um dispositivo composto por polícias de diferentes áreas de atuação, além de duas subunidades da Unidade Especial de Polícia (UEP), nomeadamente o Corpo de Intervenção (CI) e o Grupo Operacional Cinotécnico (GOC), bem como várias Equipas de Intervenção Rápida (EIR) dos Comandos Distritais de Castelo Branco e Santarém.

Como resultado das buscas, foram detidos dois indivíduos, com idades de 44 e 65 anos, e efetuadas várias apreensões de armas e munições. Entre o material confiscado encontravam-se:

  • 02 armas de Classe D, designadamente uma espingarda de caça;
  • 02 armas de Classe A, incluindo um revólver com número de série adulterado e uma arma de airsoft;
  • 01 réplica de arma de fogo;
  • 47 cartuchos, sendo 46 de calibre 12GA e 01 de calibre 16GA.

Adicionalmente, foram apreendidas duas viaturas de alta gama, reportadas como furtadas em território espanhol, e substância estupefaciente, nomeadamente 17 gramas de liamba, 140 sementes e 20 plantas de cannabis.

Um dos detidos foi libertado com a notificação para comparecer perante a Procuradoria da República, enquanto o outro, após ser presente à Autoridade Judiciária, ficará detido no Estabelecimento Prisional para cumprimento de pena de prisão, devido à existência de Mandados de Detenção contra si.