
Entre 15 de julho e 31 de agosto, as Bibliotecas de Praia regressam às praias de Esposende, com o objetivo de promover a leitura durante a época de férias.

Durante este período, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, os veraneantes podem usufruir das bibliotecas instaladas nas praias de Cepães (Marinhas), Suave Mar (Esposende), Ofir (Fão) e Apúlia. Nestes espaços estão disponíveis diversos livros — incluindo alguns em inglês, francês e alemão —, jornais nacionais, regionais e locais, bem como revistas de informação, cultura, viagens, saúde e desporto. Também se encontram publicações locais e informação turística sobre o concelho.
Os leitores podem optar por ler na esplanada, num espaço confortável, na praia, ou requisitar livros para leitura domiciliária, evitando deslocações até à Biblioteca Municipal Manuel de Boaventura.
As Bibliotecas de Praia incluem um espaço dedicado às crianças, equipado com almofadas para leitura, desenho ou jogos. Para atividades em grupo, entre família e/ou amigos, são disponibilizados jogos de tabuleiro para várias idades, proporcionando momentos de lazer e convívio.
Embora privilegiem o suporte impresso, todas as bibliotecas de praia estão equipadas com acesso Wi-Fi, garantindo ligação à internet aos utilizadores.
Com funcionamento há quase três décadas, o projeto das Bibliotecas de Praia está solidamente implantado no território concelhio, sendo valorizado tanto pelos residentes, que beneficiam de uma extensão da Biblioteca Municipal durante o verão, como pelos visitantes que escolhem Esposende como destino balnear.
Este projeto conta, ao nível dos recursos humanos, com a colaboração de bolseiros no âmbito do serviço cívico/comunitário, que prestam apoio ao abrigo de Bolsas de Estudo atribuídas a estudantes do Ensino Superior.
As Bibliotecas de Praia enquadram-se na estratégia cultural e educativa local, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.