Segundo informações avançadas pelo Jornal de Notícias, na noite de quarta-feira, cinco militares paraquedistas de nacionalidade estrangeira sofreram um incidente durante um exercício de saltos em Beja, tendo sido posteriormente transportados para o hospital com ferimentos considerados ligeiros.

O incidente ocorreu no âmbito de um exercício internacional que está a decorrer em Beja e que envolve um total de 160 militares, incluindo os cinco paraquedistas acidentados.

Os saltos noturnos a partir da Base Aérea 11 (BA11) foram realizados como parte deste exercício. No entanto, algo correu mal, levando à queda dos militares. O alerta foi dado às 23h33 de quarta-feira, confirmado pelo Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo.

O local do incidente foi identificado como a Herdade da Apariça, uma propriedade agrícola localizada a norte da BA11, na freguesia de S. Maias.

As operações de socorro foram prontamente mobilizadas, incluindo cinco ambulâncias e dez operacionais dos Bombeiros de Beja, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Beja, bem como a intervenção da GNR. Um helicóptero do INEM também foi acionado, embora não tenha sido necessário para o resgate.

O Hospital de Beja comunicou ao Jornal de Notícias que seis militares paraquedistas de nacionalidade belga, com idades entre os 25 e os 50 anos, foram admitidos naquela unidade de saúde após o incidente. Após avaliação médica, todos receberam alta clínica, uma vez que os seus ferimentos eram de natureza ligeira.