O engenheiro civil e atual técnico superior na Câmara de Évora Nuno Moreira é o candidato do partido Livre a este município, gerido pela CDU, nas eleições autárquicas de 12 de outubro, foi hoje anunciado.

A candidatura de Nuno Moreira em Évora, indicou, em comunicado, o Livre, foi uma das aprovadas na votação final da segunda ronda das primárias abertas do partido para as eleições autárquicas deste ano, realizada na semana passada.

Contactado pela agência Lusa, Nuno Moreira afirmou que “Évora tem muitas qualidades, um centro histórico fantástico e uma economia bastante variada”, considerando que o concelho “tem potencial para ir mais além”.

“A habitação para a classe média será sempre a prioridade”, salientou o candidato do Livre, propondo a utilização de edifícios e terrenos municipais para criar habitação para este grupo social.

Nuno Moreira também defendeu “uma mobilidade mais sustentável” para a cidade alentejana, sugerindo a construção de “um sistema mais lógico e eficiente que reduza a entrada de viaturas no centro histórico”.

A oposição à instalação de centrais fotovoltaicas de grandes dimensões na periferia de Évora, devido aos custos ambientais, ou a diminuição da burocracia e aumento da eficiência na câmara são outras das ideias do candidato do Livre.

Formado em engenharia civil, Nuno Moreira, de 50 anos, é atualmente técnico superior na Unidade de Águas e Saneamento da Câmara de Évora. Foi o número dois da lista de candidatos do Livre pelo círculo de Évora nas legislativas de maio passado.

Natural de Lisboa, o candidato estudou em Portugal e na Suécia e desenvolveu parte da sua carreira profissional no Reino Unido, mudando-se após a pandemia de covid-19 para a cidade alentejana, onde atualmente reside.

Nuno Moreira foi dirigente associativo no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, e membro da secção portuguesa da Amnistia Internacional.

O candidato do Livre é o oitavo a ser anunciado à Câmara de Évora, juntando-se a Fábio Cabaço (Iniciativa Liberal), Florbela Fernandes (Movimento Cuidar de Évora), Carlos Zorrinho (PS), Henrique Sim-Sim (PSD/CDS-PP/PPM), João Oliveira (CDU) e Ruben Miguéis (Chega).

Já o Bloco de Esquerda vai propor aos aderentes, num plenário marcado para o dia 26, a candidatura de Pedro Ferreira à Câmara de Évora, depois de Bruno Martins, anunciado pelo partido como candidato, ter desistido, por motivos de doença.

O atual executivo municipal, liderado por Carlos Pinto de Sá (CDU), a cumprir o seu terceiro e último mandato, é composto por dois eleitos da CDU, dois do PS, outros dois do PSD e um do Movimento Cuidar de Évora.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro deste ano.