
Um dos eventos culturais mais aguardados do ano em Évora está de regresso, o Artes à Rua. Com datas marcadas de 5 a 10 de setembro, esta 5ª edição promete envolver a cidade com uma programação rica e diversificada, enraizada nos temas centrais “A Descolonização do Pensamento” e “A Igualdade de Género”.
Nas ruas e praças de Évora, a música e as artes se unem para espalhar a mensagem de liberdade e criatividade. Com uma seleção de 20 espetáculos musicais oriundos de lugares tão diversos quanto Afeganistão, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Guiné-Bissau, Mali, Moçambique e Portugal, o festival expande seus horizontes para abraçar a diversidade cultural.
Além da música, o Artes à Rua oferecerá diariamente conversas, teatro, literatura, dança, novo circo e artes visuais, transformando Évora em um verdadeiro palco de expressão artística. Para tornar a experiência ainda mais inclusiva, o festival trará oficinas de música e atividades ligadas ao património, incentivando a participação de todas as faixas etárias.
A programação da 5ª edição foi moldada também por residências artísticas, trazendo criadores de diferentes partes do mundo e disciplinas artísticas variadas. Essa diversidade é uma celebração da linguagem universal da criatividade, da tolerância e do respeito, transcendendo barreiras de origem social, étnica, identidade de género, orientação sexual, religião e estética.
Luís Garcia, diretor artístico do Artes à Rua, ressalta: “O Festival traduz a imagem de Évora, cidade solidária, de cultura, de respeito pelo direito à diferença, cidade livre que se debruça sobre a planície espreitando a paisagem histórica e cultural que a envolve, desafiando-nos o pensamento crítico.”
Em setembro, Évora se transformará num espaço de encontros e afetos, onde as ruas e praças se tornam cenários vibrantes para músicas de diferentes partes do mundo. O festival resgata tradições, fundindo-as com tendências estéticas atuais e promovendo uma verdadeira construção da identidade cultural.
A 5ª edição do Artes à Rua acontecerá em Évora de 5 a 10 de setembro, e em breve divulgaremos a programação completa. Todas as atividades serão de acesso gratuito, reforçando o compromisso do evento em proporcionar um ambiente acolhedor e inclusivo.
Este festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora, cidade que será Capital Europeia da Cultura em 2027, consolidando seu papel como um epicentro cultural vibrante e diversificado.