
A intervenção na Zona Ribeirinha de Arronches está em pleno progresso, visando dotar as infraestruturas com melhores condições para enfrentar a subida do caudal dos rios.
A vila de Arronches, cercada pela Ribeira de Arronches e, após a união desta com a Ribeira de Caia, pelo Rio Caia, é acessível para quem vem do norte, oeste e sul através de várias pontes. Entre estas, destacam-se a Ponte da Faia, a Ponte do Tinte e a Ponte do Porto Manes, construídas com o objetivo de serem galgáveis. No entanto, a Ponte do Porto Manes tem sofrido danos consideráveis durante as cheias recentes, motivando a autarquia a iniciar a sua reparação.
A intervenção atual inclui a colocação de um novo pavimento térreo e a remodelação do gradeamento da ponte, que, após a reparação da fundação da guarda, passará a ser amovível. Além disso, a área envolvente à ponte também está a ser alvo de melhorias significativas.
A obra foi adjudicada ao grupo ‘Crespo & Parreira – Construtores, Lda.’ pelo valor de 25.674,42€. Os materiais necessários foram adquiridos à empresa local ‘OCP – Serralharia Civil e Máquinas Agrícolas, Lda.’ por um montante de 23.370,00€.
Esta intervenção não só visa reforçar a estrutura da ponte, mas também garantir maior segurança e funcionalidade em caso de novas cheias, assegurando que a vila de Arronches se mantém acessível e protegida contra os elementos naturais.