Na próxima edição das “Arqueoversas”, uma iniciativa dedicada à exploração de temas arqueológicos e históricos, teremos o privilégio de mergulhar no período medieval islâmico com a presença do respeitado especialista Eduardo Romero Bomba. O evento, marcado para quinta-feira, 18 de janeiro, às 14:30, promete desvendar os segredos do povoamento Andalusí na Serra Morena Ocidental.

A palestra, intitulada “El poblamiento andalusí en Sierra Morena Occidental”, visa proporcionar uma compreensão aprofundada de como o território ocidental da Serra Morena se organizou entre os séculos VIII e XIII. Povoações emblemáticas como Aracena, Aroche, Cortegana, Almonaster la Real, Moura, entre outras, desempenharam papéis fundamentais durante mais de 500 anos de domínio muçulmano.

O Professor Doutor Eduardo Romero Bomba, licenciado em Geografia e História com especialidade em Pré-história e Arqueologia pela Universidade de Sevilha, e Doutorado em Património pela Universidade de Huelva, será o guia nesta viagem pelas descobertas e avanços no conhecimento dessa rica época histórica.

Com mais de trinta escavações arqueológicas dirigidas na Andaluzia Ocidental e em Portugal, Eduardo Romero Bomba é reconhecido pelos seus contributos em revistas especializadas, livros e participações em congressos e conferências. Além disso, integra o projeto de investigação sobre arquitetura proto-histórica do sudoeste peninsular e o grupo de investigação HUM-838 da Universidade de Huelva.

A iniciativa visa preencher lacunas na divulgação do conhecimento, trazendo para o grande público os avanços significativos obtidos nas últimas décadas sobre o povoamento Andalusí na região. O convite ao Prof. Dr. Eduardo Romero Bomba reflete o compromisso em partilhar o vasto conhecimento adquirido através de intensa investigação neste período e território.

O Átrio da Memória da Escola Secundária de Moura será o palco deste encontro enriquecedor, onde a história ganhará vida através da expertise e paixão do nosso ilustre convidado. Não perca a oportunidade de participar nesta “Arqueoversas” dedicada ao período medieval islâmico, uma experiência única de aprendizagem e descoberta.