Os andores em prata de São João Baptista e de São João Evangelista, pertencentes ao Museu Rainha Dona Leonor, de Beja, estarão em exposição na Igreja de São Roque, em Lisboa, a partir desta sexta-feira, 21 de julho.

A mostra, que estará patente até janeiro de 2024, resulta de uma colaboração entre a Direção Regional de Cultura do Alentejo (DRCA) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A inauguração está agendada para as 17h00, contando com a presença da secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro.

De acordo com a DRCA, em cada andor serão desenvolvidas composições escultóricas representando cenas da vida dos respetivos santos, ou seja, “o batismo de Cristo e o martírio de São João Evangelista”.

Os andores de São João Baptista e de São João Evangelista são feitos em prata e costumavam estar em exibição no antigo Convento de Nossa Senhora da Conceição, em Beja. Eles apresentam uma riqueza ornamental com prata, ouro, pedras preciosas e vidro, demonstrando a qualidade da ourivesaria portuguesa do século XVIII. Esses andores, pertencentes às fraternidades monásticas dos Batistas e Evangelistas, eram usados nas procissões barrocas do Corpus Christi pelas ruas de Beja.

Essa exposição é uma oportunidade para o público apreciar o esplendor artístico e a devoção aos santos patronos São João Baptista e São João Evangelista, bem como valorizar o patrimônio cultural e religioso da região de Beja.