
Chegou a tão esperada edição do Andanças, que aconteceu de 27 a 30 de julho, em Campinho, Reguengos de Monsaraz. Organizado pela Associação PédeXumbo, o festival retorna para promover a música e a dança popular como meios privilegiados de aprendizagem e intercâmbio entre gerações, conhecimentos e culturas.
Por que escolher Campinho? Para uma organização, participe do Andanças não significa apenas desfrutar da programação cultural e artística, mas sim viver uma experiência única. Neste caso, é abraçar o interior do Alentejo.
“Acreditamos firmemente na importância de realizar eventos dessa magnitude em territórios isolados social, cultural e economicamente. Aqueles que vivem aqui têm o direito de desfrutar desse tipo de evento e nos mostram a importância de receber o Andanças em sua região”, afirma Joana Ricardo, da PédeXumbo.
Joana Ricardo acrescenta que “o Andanças não se limita apenas ao verão, pois já está presente neste concelho com outros projetos que envolvem grupos locais, como o projeto Pessoas Cheias de Território, realizado pela PédeXumbo em parceria com a Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz” .
Com base no Campinho, o festival terá uma capacidade para 1500 pessoas. A partir deste ano, o Andanças será realizado a cada dois anos. “Se você está planejando suas férias de verão, escolhendo vir ao Andanças, pois só retornaremos em 2025”, diz Joana Ricardo. Os passes para o festival estão disponíveis para compra online, através do site oficial do evento.
Como uma aldeia global, onde os participantes são convidados a interagir e compartilhar, o festival oferece a oportunidade de fazer parte desse processo, não apenas desfrutando da programação, mas também compartilhando experiências com a comunidade e vivenciando as características do local.
Durante os quatro dias de festival, estão programadas mais de 120 atividades em sete espaços distintos. Com música e dança de diferentes partes do mundo, a programação inclui bailes, concertos, oficinas de dança e relaxamento, atividades para famílias, artesanato, visitas e passeios pela região, além de uma seleção especial de programação local.
De volta estará o Mercado de Artesanato na Praça Bernardino José Cruz, próximo a um dos palcos do festival, um espaço tradicional que oferece produtos regionais e artesanato do mundo. A Cantina Andanças também retornará, proporcionando refeições completas e acessíveis aos participantes, juntamente com a área de barracas de comida localizada perto do recinto principal. O “Transfer Alqueva” também estará disponível para levar os participantes até à praia fluvial de Monsaraz durante a tarde.