A Escola Básica nº 5 de Montemor-o-Novo tem o orgulho de anunciar que a aluna Isabela Maria Carpetudo conquistou o prémio de Melhor Desenho no âmbito do programa “Cientista Regressa à Escola.” Este prestigioso prémio foi atribuído a nível nacional, com base em todos os trabalhos realizados pelos alunos durante o ano letivo de 2022/23.

A entrega dos prémios teve lugar na Noite Europeia dos Investigadores (NEI), um evento marcante que decorreu no dia 29 de setembro de 2023, no Centro Champalimaud, em Lisboa. A NEI foi um momento ímpar que reuniu cientistas, artistas, professores e estudantes com o objetivo de explorar e aprofundar o conhecimento em diversas áreas da ciência. Este evento público e gratuito ofereceu uma ampla gama de atividades interativas e cativantes, adequadas a diferentes faixas etárias.

A NEI integra o projeto “RAISE – Researchers in Action for Inclusion in Science and Education” (Cientistas em Ação pela Inclusão na Ciência e Educação), um projeto europeu que visa estabelecer colaborações com segmentos da sociedade que, de alguma forma, se sentem excluídos ou distantes do mundo da ciência. A implementação deste projeto foi coordenada por um consórcio composto por três parceiros portugueses de renome: a Native Scientist, a Fundação Champalimaud e o Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM).

A aluna Isabela Maria Carpetudo da Escola Básica nº 5 de Montemor-o-Novo demonstrou um notável talento artístico ao conquistar o prémio de Melhor Desenho no programa “Cientista Regressa à Escola.” O seu trabalho reflete não apenas habilidades artísticas excecionais, mas também uma compreensão profunda e criativa dos temas científicos abordados durante o programa.

Esta conquista é motivo de grande orgulho para a escola, os seus professores, a família da Isabela e, claro, para a própria Isabela, que demonstrou um compromisso inabalável com a excelência e a exploração do mundo da ciência através da arte.