No âmbito das comemorações do seu primeiro ano de atividade, a empresa Águas do Alto Alentejo está organizando a Conferência “Gestão da Água: Futuro Sustentável”, que ocorrerá na próxima sexta-feira, dia 21, no Auditório Municipal do Crato. O evento reunirá agentes das diversas atividades ligadas à gestão hídrica e ambiental para reflexão e debate sobre os desafios e perspectivas futuras do setor.

A conferência abordará temas como a adaptação de métodos de gestão dos recursos hídricos para promover eficiência e sustentabilidade, a otimização dos processos produtivos visando a redução da pegada hídrica e a influência das entidades públicas, privadas e da sociedade civil diante do impacto das mudanças climáticas.

Diversos palestrantes renomados contribuirão para as discussões. O presidente da Câmara do Crato, Joaquim Diogo, abordará a importância da construção da Barragem do Pisão para o abastecimento de água na região. Em seguida, Marta Mesquita Pais, Public Affairs Officer da DECO PROTESTE, apresentará dados preocupantes sobre o desperdício de água em nível municipal. O presidente do Conselho de Administração da Águas do Alto Alentejo, Hugo Hilário, discutirá o passado e o futuro da gestão hídrica na região. Além disso, o Deputado e Coordenador do Grupo Parlamentar da Comissão de Ambiente e Energia, Ricardo Pinheiro, apresentará as oportunidades de financiamento para o setor. A sessão será encerrada pelo secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

A conferência também contará com uma sessão de debate, moderada por Ricardo Campos, presidente do Fórum Energia e Clima, que contará com a participação de Miguel Nunes, Vogal do Conselho de Administração da ERSAR, Vítor Hugo Gonçalves, CEO do Grupo Águas de Monchique, André Matoso, Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Alentejo da APA, e Carlos Martins, CEO da EPAL/AdVT. Essa troca de perspectivas permitirá uma visão abrangente da gestão de recursos hídricos nas diversas atividades relacionadas ao setor.

O programa da conferência inclui a recepção aos convidados às 09:15, seguida pela sessão de abertura com a apresentação “Barragem do Pisão, uma realidade” pelo presidente da Câmara Municipal do Crato, Joaquim Diogo. Dando continuidade, Marta Mesquita Pais apresentará o tema “Em tempo de seca, Portugal desperdiça água”, seguida por Hugo Hilário discutindo “A gestão dos recursos hídricos no Alto Alentejo – o passado e perspectivas de futuro”. Ricardo Pinheiro apresentará as oportunidades de financiamento para o setor da água. Após um intervalo para café, haverá um debate moderado por Ricardo Campos, intitulado “Das alterações climáticas ao preço da água: caminhos para um consumo sustentável, acessível e amigo do ambiente”. A sessão de encerramento será conduzida pelo secretário de Estado da Agricultura, Gonçalo Rodrigues.

A Conferência da Água promovida pela Águas do Alto Alentejo busca criar um espaço de discussão e reflexão sobre a gestão sustentável dos recursos hídricos, visando um futuro mais resiliente e consciente. A empresa intermunicipal reforça o seu compromisso em promover ações que contribuam para a preservação desse recurso vital e essencial para a vida e o desenvolvimento da região do Alto Alentejo.