Hoje, mais de 80 concelhos nos distritos de Faro, Portalegre, Santarém, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança enfrentam um risco máximo de incêndio rural, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Cerca de 80 concelhos adicionais nos distritos de Faro, Beja, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Coimbra, Viseu, Guarda, Porto, Aveiro, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança foram identificados com um risco muito elevado de incêndio.

Outros concelhos em todos os distritos do continente estão também em risco elevado de incêndio. Esta situação persistirá até, pelo menos, sexta-feira, devido às condições meteorológicas.

Os níveis de risco de incêndio são definidos pelo IPMA em cinco categorias, variando de “reduzido” a “máximo”. Estes cálculos são baseados em fatores como temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Desde o início do ano, já ocorreram 5.992 incêndios que consumiram cerca de 27.539 hectares de áreas rurais.

Para hoje, o IPMA prevê céu maioritariamente limpo em todo o continente, com ventos mais fortes ao longo da faixa costeira ocidental ao sul do Cabo da Roca e nas regiões mais elevadas. Também existe a possibilidade de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais, com temperaturas mínimas variando entre 12 graus Celsius em Vila Real e Viseu, chegando a 20 graus em Faro. As máximas alcançarão os 24 graus no Porto e em Viana do Castelo, podendo chegar até 35 graus em Castelo Branco.