
A Aliança Democrática (AD), coligação formada pelo PSD e CDS-PP, é até ao momento a força política mais votada nas eleições legislativas deste domingo, com 33,32% dos votos e um total de 55 mandatos atribuídos, segundo os resultados provisórios divulgados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna — Administração Eleitoral.
Estes dados referem-se ao apuramento de 2.981 das 3.092 freguesias, ou seja, cerca de 96% do território nacional.
O grande destaque vai para o Chega, que, com 23,20% dos votos, ultrapassa o Partido Socialista (PS), que regista 23,12%, posicionando-se como a segunda força política nacional nesta fase da contagem.
Este cenário representa uma viragem profunda no xadrez político português, com a queda do PS para terceiro lugar e a consolidação do Chega como protagonista político nacional. A manter-se esta tendência, será a primeira vez que o partido de André Ventura fica à frente do PS em eleições legislativas.
A contagem dos votos continua, mas os números já confirmam uma mudança histórica na composição do Parlamento e colocam Luís Montenegro numa posição reforçada para negociar a formação do próximo Governo.