
No âmbito deste programa, serão recuperadas por voluntários da Associação Just a Change sete habitações do concelho de Sines, em trabalhos a realizar entre 10 e 24 de agosto. Através do protocolo assinado, o Município e o Just a Change comprometem-se a dinamizar, operacionalizar e a apoiar financeiramente esta iniciativa social. A Fundação Galp compromete-se a apoiar o Just a Change na qualidade de parceira social desta associação, com vista à boa realização do projeto.
Serão beneficiárias do projeto famílias carenciadas do Município de Sines que vivam em condições de precariedade habitacional. O apoio do município é ao nível da logística e da sinalização social, bem como de recursos humanos e maquinaria, de acordo com a disponibilidade de pessoas e meios à data da realização dos trabalhos. A autarquia disponibiliza também um montante financeiro até ao máximo de 7500 euros.
A Fundação Galp foi criada em 2009 e sem fins lucrativos. Tem estatuto de utilidade pública desde 2013, renovado pelo Estado Português em 2019 e 2024, por um período de dez anos.
A Fundação Galp tem por missão executar a estratégia de impacto social nas comunidades onde as empresas do grupo Galp têm presença, com trabalho em curso, nomeadamente, nas seguintes geografias, para além da portuguesa: Espanha, Eswatini – anteriormente conhecida como Suazilândia- Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.
Por seu turno a Associação Just a Change é também ela uma Associação sem Fins Lucrativos que tem como missão a reconstrução de casas um pouco por todo o país ao investir na melhoria das condições de vida de quem beneficia com esta intervenção. São 33 os municípios nacionais onde a Just a Change já operou e mais de 14000 os beneficiários destas intervenções.
Esta incide sobretudo nos domínios da redução da pobreza e criminalidade, bem como da eficiência energética. Uma associação que interpreta a reabilitação urbana como ponto de partida para uma nova vida.