
No dia 21 de julho, decorreu, na Sala de Formação do Centro Municipal de Proteção Civil de Terras de Bouro, uma ação de formação intitulada: “As Forças de Segurança na Promoção dos Direitos da Criança”.
Esta iniciativa foi promovida no âmbito da implementação do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Terras de Bouro – Ser + Criança, em alinhamento com o primeiro eixo de intervenção: Prevenir e combater a violência contra crianças e jovens.
Dada a relevância do tema, a formação foi alargada a outros militares do Destacamento Territorial da Póvoa de Lanhoso, para além dos elementos dos Postos Territoriais da GNR de Terras de Bouro e do Gerês, tendo igualmente contado com a participação de militares dos Postos da GNR de Amares e da Póvoa de Lanhoso. As forças de segurança, pelas suas competências legais, desempenham um papel fundamental na promoção dos direitos da criança, quer ao nível preventivo, quer repressivo. A sua colaboração com as Entidades com Competência em Matéria de Infância e Juventude (ECMIJ) e com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) revela-se crucial para a efetivação desses direitos.
Durante a formação, foi realizado o enquadramento legal da Lei de Promoção e Proteção, clarificando-se os conceitos de risco e perigo, os princípios orientadores da intervenção, bem como a análise da ficha de sinalização à CPCJ. A sessão incluiu ainda a discussão de casos práticos, a identificação das necessidades de desenvolvimento das crianças e a apresentação dos diversos indicadores de maus-tratos. Esta ação representa um passo significativo na capacitação das forças de segurança para uma intervenção mais eficaz e sensível na promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens.