A emocionante 8.ª edição da Taça Concelhia de BTT chegou ao fim, após cinco emocionantes provas que decorreram ao longo dos últimos cinco meses no concelho de Odemira. Este evento reuniu um total de 608 atletas provenientes de 45 equipas, competindo nas categorias de meia-maratona e maratona. Os vencedores desta edição, que culminou no dia 15 de outubro, na localidade de Longueira, foram finalmente revelados após a realização da 13.ª Maratona “Entre o Rio e o Mar”, promovida pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira / Secção de BTT “Os Duraizos”.

A Taça Concelhia de BTT de 2023 foi um evento dinamizado pelo Município de Odemira em colaboração com cinco clubes locais, que atraiu um elevado número de participantes e entusiastas do BTT. As cinco provas desafiantes que compuseram a Taça proporcionaram aos ciclistas oportunidades para demonstrar suas habilidades e resistência em terrenos variados.

Nas categorias de meia maratona, Ana Patrícia Glória, representando a Garra Onebike, conquistou o primeiro lugar na competição de masters femininos. Na categoria de elites masculinos, o vencedor foi João Martins, que competiu pela Mirachoro Hotels Centro de Ciclismo de Portimão. A nível coletivo, a equipe campeã foi a Mirachoro Hotels Centro de Ciclismo de Portimão.

Na categoria de maratona, o atleta Nelson Candeias, representando a Evolution Bikes, conquistou o primeiro lugar na competição de elites masculinos. A nível de equipes, a equipe Evolution Bikes saiu vitoriosa.

Além das conquistas esportivas, a Taça Concelhia de BTT também reconheceu os três primeiros classificados em cada categoria, com prémios monetários, tanto em escalões masculinos quanto femininos, bem como por equipes, tanto na meia-maratona quanto na maratona. Para determinar a classificação final, foi necessário que os atletas participassem em pelo menos quatro das cinco provas da Taça. Os resultados detalhados estão disponíveis no portal do Município em www.cm-odemira.pt.

A jornada emocionante da Taça Concelhia de BTT começou no dia 14 de maio, em Santa Clara-a-Velha, com a realização da 1.ª Maratona “Terras de Mira”, organizada pelo Sporting Clube Santaclarense. A segunda prova aconteceu em 4 de junho com a 14.ª Maratona “Rota do Medronho” em Amoreiras-Gare, uma iniciativa do GDR Amoreiras-Gare. No dia 10 de setembro, os ciclistas enfrentaram a desafiante “Maratona do SW”, promovida pelo Clube BTT de Odemira, seguida, em 24 de setembro, pela prova Desenferruja Canelas, promovida pela Associação Vale Bejinha e Carrasqueira. A derradeira etapa aconteceu em 15 de outubro, com a realização da Maratona “Entre o Rio e o Mar”, promovida pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva da Longueira / Secção de BTT “Os Duraizos”.

A 8.ª edição da Taça Concelhia de BTT terminou com sucesso, e a promessa de que o evento regressará em 2024 para continuar a afirmar Odemira como um território de excelência para a prática do BTT, tanto no cenário competitivo quanto no turismo e lazer. O BTT continua a ser uma atividade vibrante que une atletas e comunidades em torno de uma paixão compartilhada pela bicicleta e pelos desafios que ela proporciona.