
© Município de Montemor-o-Novo
Na passada terça-feira, dia 27 de fevereiro, o auditório da Biblioteca Municipal “Almeida Faria”, em Montemor-o-Novo, foi palco da apresentação da 41ª Volta ao Alentejo. Este evento, pertencente à CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, é organizado pela PODIUM Events sob a supervisão da Federação Portuguesa de Ciclismo e da União Ciclista Internacional.
A mesa deste importante evento contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, do Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAC, Carlos Pinto Sá, do Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Delmino Pereira, do Diretor da 41ª Volta ao Alentejo e Diretor da Podium, Joaquim Gomes, do Presidente do Crédito Agrícola da Costa Azul, Rui Gomes, do Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, Pedro Beato, e do Presidente da Câmara Municipal de Castro Verde, António José Brito. Também estiveram presentes representantes da Comunicação Social, das Forças de Segurança, autarquias e forças políticas, bem como o Vereador do Pelouro do Desporto, António Pinto Xavier.
Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, realçou a importância da Volta ao Alentejo em Bicicleta, conhecida carinhosamente pelos alentejanos como “a nossa Alentejana”, como o maior e mais relevante evento desportivo anual da região. Recordou momentos marcantes vividos em Montemor durante a Volta ao Alentejo e destacou a contribuição de dois montemorenses para o sucesso do evento: José Vicente Grulha, quando a prova era organizada pela Associação de Municípios do Distrito de Évora, e Fernando Emílio, reconhecido jornalista desportivo e embaixador da Volta ao Alentejo.
O Presidente aproveitou ainda a oportunidade para convidar todos a visitar Montemor-o-Novo, destacando os seus atrativos geográficos, históricos, gastronómicos e naturais.
A competição, que decorrerá de 20 a 24 de março, percorrerá um total de 852 quilómetros ao longo de cinco dias, prometendo trazer animação e cor às estradas e localidades alentejanas.
Num ano de celebração dos 50 anos do 25 de abril, a Volta ao Alentejo não poderia deixar de se associar a esta importante efeméride. Além das habituais evocações à revolução nas Praças e Avenidas da Liberdade, a passagem em Baleizão, junto ao memorial de Catarina Eufémia, e o final de etapa na “Vila Morena”, serão momentos especiais de homenagem aos ideais de Abril.
Esta 41ª edição da Volta ao Alentejo promete ser uma celebração do ciclismo, da história e dos valores que marcam a identidade desta região tão especial.