A histórica marca britânica Norton, agora nas mãos do grupo indiano TVS Motor Company, prepara-se para regressar ao topo com um projeto tão ambicioso quanto surpreendente: uma nova superbike equipada com motor V4 que já foi vista a rodar em testes.

As primeiras imagens espia, divulgadas recentemente, confirmam aquilo que muitos suspeitavam desde que a marca lançou um teaser nas redes sociais: não se trata de um modelo de entrada, mas sim de uma máquina de altas prestações. Longe de querer lançar uma desportiva de cilindrada média, a Norton parece estar a desenvolver uma moto que pode até superar a já impressionante V4SV.

Apesar do camuflado e de elementos provisórios como as alforjas, o protótipo revela um design frontal agressivo, faróis LED afilados e detalhes aerodinâmicos que indicam claramente tratar-se de uma superbike com ambições muito sérias.

Mais potência e evolução no design

Embora ainda não exista confirmação oficial sobre as especificações, tudo aponta para que esta nova V4 partilhe a plataforma com as atuais V4SV e V4CR, equipadas com motor V4 de 1.200 cc capaz de debitar 185 cv e 125 Nm de binário. O chassis, em alumínio trabalhado de forma artesanal, deverá manter-se, tal como os componentes de topo da Öhlins e travões Brembo. No entanto, o design mais afilado e a secção traseira redesenhada sugerem melhorias tanto na performance como na aerodinâmica.

Vista de determinados ângulos, esta nova Norton faz lembrar algumas linhas da Ducati 1098, graças ao visual musculado e às carenagens desenhadas para otimizar o fluxo de ar. O teaser revelado há dias mostrava extratores de ar no, que aparecem também neste protótipo, confirmando que estamos perante o mesmo modelo.

Mais do que uma moto: um marco industrial

Este lançamento representa mais do que o regresso da Norton ao segmento das superbikes: é um passo estratégico que pode marcar a entrada definitiva da indústria indiana no universo das motos de topo. Caso se concretize, será a primeira superbike de litro com motor V4 criada por uma empresa indiana com ambições reais de enfrentar marcas históricas como Ducati, Aprilia ou BMW.

Segundo a marca, esta moto está a ser desenvolvida sob os mais altos padrões de “engenharia, design e dinâmica”. O próprio CEO da TVS, Sudarshan Venu, já foi visto a testar o protótipo, sinal claro da importância que o projeto tem para o grupo. Os detalhes oficiais só deverão ser conhecidos no próximo EICMA, em Milão, mas uma coisa parece certa: a Norton quer voltar a olhar de frente para os gigantes europeus — e, desta vez, tem meios para isso.