
Estamos na época da floração da lavanda. E, se está a pensar visitar França para assistir ao incrível espetáculo natural de azul-violeta a perder de vista e o som das cigarras em pano de fundo, nas regiões de Auvergne-Rhône-Alpes e sul da Provença, indicamos-lhe os melhores locais para ver os campos desta flor apelidada de 'ouro azul'.
Este ano, a época decorre desde 1 de junho a 31 de agosto, com o pico no final de junho a final de julho.
Tudo começa nas zonas de baixa altitude, como Rhône, Luberon, e Valensole, passando depois para as zonas mais altas, como Baronnies, Diois, Plateau d’Albion, e Lure, conforme se pode ler num artigo do Le Figaro.
Lavanda das planícies da Drôme Provençale ao vale do Buëch
A partir de meados de junho, o lavandim começa a florescer nas planícies da Drôme Provençale: nas zonas de Grignan, Tricastin e Nyons. A floração começa também em Crest, para ser colhida no início de julho. Mais a leste, no vale do Buëch (Hautes-Alpes), a floração tem lugar entre o final de junho e o início de julho nas zonas altas (Laborel, Mévouillon), prolongando-se a colheita até ao início de agosto. A floração prolonga-se até meados de julho nas microrregiões mais altas (Vinsobres, Roche Saint-Secret).
A lavanda distingue-se pelos seus bagos, que começam por ser azulados antes de se tornarem roxos. Já o lavandim é o resultado da hibridação entre duas espécies de lavanda e é mais uniformemente roxo.
Lavanda das alturas em Vercors, Diois e Haut-Buëch
Em redor das aldeias de montanha, a lavanda das alturas floresce longe das cidades e das estradas principais. A estas altitudes, a melhor época para subir e conhecer é em julho, no Haut-Diois e no Haut-Buëch, onde este espetáculo visual e olfativo se prolonga até ao início de agosto.
Do vale do Ródano aos contrafortes dos Pré-Alpes, passando pelos Baronnies
As vastas extensões de campos de lavandim são atravessadas por pistas sinuosas. Nos Baronnies, região de média montanha, as flores começam a desabrochar a partir da terceira semana de junho.
Visite a região entre Vaison-la-Romaine a Sisteron. Ao longo do caminho, vai-se apaixonar pela Abadia de Notre-Dame de Sénanque, em Gordes (Vaucluse). Junto ao mosteiro e à igreja românica, um campo de lavanda aumenta a poesia do local entre meados de junho e meados de julho.
Todo o nordeste da região de Vaucluse está decorado de lilás: a região de Ventoux, as montanhas de Lure, a região de Sault, a região de Apt e o Luberon. Os campos de lavanda e de lavandin crescem a menos de 800 metros de altitude, e a planície de Pays d'Apt veste-se de azul-púrpura de meados de junho a meados de julho.
Nos Alpes de Haute-Provence
Mais a leste, encontra os campos das regiões de Forcalquier e de Digne, de Verdon, do planalto de Valensole e das montanhas de Lure. Nos arredores de Valensole, a floração começa em meados de junho; no Pays de Forcalquier e no Plateau d'Albion, prolonga-se do fim de junho ao fim de julho. Já nas regiões de Dignois e de Haut-Verdon, prolonga-se até ao início de agosto.
O local de eleição para ver os campos de lavanda: o planalto de Valensole. As fileiras de plantas alinhadas na perfeição, que se estendem a perder de vista e ondulam suavemente pelos vales, fazem deste um local particularmente fotogénico.
Lavanda selvagem dos Préalpes d'Azur ao Pays de Grasse
É nesta zona que vai encontrar, sobretudo, lavanda selvagem que cresce nas encostas das montanhas a partir do final de junho. Como raramente é colhida, pode ser admirada durante muito mais tempo. Na região de Grasse, as flores são abundantes e perfumadas em junho e julho. Utilizada na perfumaria, a alfazema de Grasse cresce frequentemente perto de tomilho e alecrim.
Carregue na galeria para conhecer melhor os campos destas regiões.