À primeira vista, parece um simples conjunto de roupa casual: umas calças de ganga, um casaco, talvez umas botas. Mas por baixo de cada peça esconde-se um sistema de segurança revolucionário. Desenvolvido pela empresa sueca Airbag Inside Sweden AB — também conhecida como Mo’Cycle — este conceito patenteado promete transformar a forma como os motociclistas se protegem em caso de acidente.

Este novo equipamento é, essencialmente, um airbag de corpo inteiro que se ativa no momento de uma queda. Ao contrário dos sistemas tradicionais, que normalmente protegem apenas o tronco ou pescoço, este projeto cobre pernas, braços, pés e até as laterais da cabeça. Tudo com o objetivo de reduzir não só o impacto, mas também a gravidade das lesões.

A ideia teve origem há quase 20 anos, quando o inventor tentou tornar o uso de ganga mais seguro ao reforçá-la com couro. Essa abordagem resolveu o problema da abrasão, mas falhava no mais crítico: a proteção contra impacto. E são precisamente os impactos, especialmente nas pernas, que causam as lesões mais incapacitantes, como revelam estatísticas do Departamento de Transportes dos EUA.

O novo sistema mantém a estética da roupa do dia a dia. As calças de ganga, por exemplo, integram tubos de ar selados que se expandem instantaneamente em caso de acidente, protegendo desde os quadris até aos tornozelos. Os materiais utilizados são resistentes ao calor, à abrasão e elásticos, conseguindo manter o visual de ganga autêntica mesmo com toda a tecnologia embutida.

O casaco e as botas seguem o mesmo princípio. A ativação pode ser feita por sistema mecânico — ligado à mota por um cabo que aciona o disparo ao ser puxado — ou por sensor eletrónico, que analisa acelerações bruscas e movimentos anómalos para decidir autonomamente quando inflacionar.

Uma das partes mais inovadoras está no colete: ‘cúpulas infláveis’ que se abrem à volta dos ombros e cabeça. Não são paraquedas, mas atuam como freio aerodinâmico e proteção lateral da cabeça, ajudando a reduzir a velocidade de impacto e a minimizar ferimentos no crânio. O sistema inclui amortecedores elásticos para evitar que estas estruturas se abram com violência.

E como se isso não bastasse, o sistema pode ser emparelhado com uma app no telemóvel. Para além de monitorizar o estado da bateria, a aplicação permite rastrear percursos, tempos por volta e velocidade, tornando o equipamento também numa ferramenta de treino e análise.

Mais do que tecnologia de ponta, o que este projeto representa é a possibilidade de usar proteção séria sem parecer que vais para uma corrida ou usas um fato espacial. Um passo importante na direção de uma segurança mais acessível, prática e invisível para o dia a dia. Ainda não está disponível no mercado, mas se cumprir o que promete, pode marcar um novo capítulo no vestuário de proteção para motociclismo.

Source: Rideapart / Fotos: WIPO