
Os motociclos são um dos meios de transporte mais usados na Coreia do Sul, em especial nas grandes cidades, mas também acarretam muita poluição – em especial quando se tratam de modelos mais poluentes.
E, por isso mesmo, o governo do país pode vir a implementar um programa de conversão de scooters a combustão em scooters elétricas. Segundo o site RideApart.com, o Ministério do Ambiente lançou recentemente um projeto de pesquisa que irá durar oito meses.
O objetivo é perceber se adaptar scooters a combustão existente em modelos com motorizações elétricas é viável. Colocam-se várias questões do ponto de vista da viabilidade prática e financeira, segurança (não é «só» trocar o motor e pôr uma bateria, o processo de adaptação é complexo) ou até se é exequível e, se sim, a que escala.
O governo sul-coreano está preocupado com a poluição emanada por alguns modelos de scooters, ao nível de ruído (as queixas dispararam entre 2022 e 2023) e atmosférico (estimando que uma scooter de 50 centímetros cúbicos pode emitir até 279 vezes mais de hidrocarbonetos por comparação a um carro com a mesma idade).
Mas este estudo sobre a possível conversão de scooters a combustão não é a única iniciativa. Desde 2018 que há subsídios para a aquisição de novos motociclos elétricos, embora os objetivos estejam longe de ser cumpridos.
Há fatores que ainda jogam contra esta opção, como a autonomia e os preços que ainda são relativamente altos por comparação com motociclos convencionais.