É provavelmente a fruta mais refrescante e que grita verão. A melancia é uma óptima sobremesa, snack, ou o ingrediente perfeito para um sumo ou até cocktail.

Porém, como qualquer fruta, deve ser comida madura - não há nada mais decepcionante do que comer uma melancia que sabe a pepino.

Quando está no supermercado, ou na mercearia, sabe escolher qual a melhor melancia que deve levar?

O site da apresentadora norte-americana Martha Stewart falou com um agricultor de melancias para obter as suas dicas de especialista para escolher a melhor melancia.

Desde a compreensão de pistas visuais como a cor e a forma, até ao teste de maturação com uma ligeira pancada, estas pistas irão ajudá-lo a obter o fruto perfeito.

"As melancias não amadurecem depois da colheita; ficam um pouco mais vermelhas por dentro, mas não ficam mais doces", diz o agricultor de melancias Ben Horton da Healthy Harvest Farms em Fort Pierce, na Flórida (EUA). As frutas precisam ser deixadas na videira até que estejam totalmente maduras e doces.

Se comprar uma melancia que ainda não está muito madura, guardá-la em casa não a tornará mais doce. Procure pistas visuais e tácteis para encontrar a melancia perfeita.

Forma
Uma das qualidades mais importantes de uma boa melancia é aquela que se nota à distância. Quer seja redonda ou oblonga, consoante a variedade, escolha uma melancia com uma forma simétrica e uniforme. Saliências ou amolgadelas irregulares podem indicar um amadurecimento inconsistente ou secura interna. "Procure melancias que sejam uniformes na forma, tenham uma barriga amarela e sejam pesadas para o tamanho", diz Horton.

Mancha de campo
Essa barriga amarela é chamada de mancha de campo, e é a parte da melancia que ficou no chão enquanto amadurecia. "Uma barriga amarela é a maneira mais fácil de garantir a maturação da melancia", diz Horton. "Há tantas variedades de melões que têm um aspeto ligeiramente diferente quando maduros; no entanto, quase todos os melões terão uma mancha amarela no chão quando maduros."

Para verificar se existe uma mancha no solo, vire a melancia para encontrar esta mancha amarela cremosa - uma mancha amarela profunda é um bom sinal de doçura e maturidade. Evite quaisquer manchas brancas ou muito pálidas.

Cor
Talvez possa parecer estranho, mas uma melancia perfeitamente madura terá uma superfície baça, e não brilhante, e riscas verdes escuras. Uma melancia brilhante pode indicar que a melancia foi colhida demasiado cedo. Os padrões castanhos que se assemelham a teias podem ser bons indicadores de um teor de açúcar mais elevado. Embora possam não ser os mais bonitos, podem significar que a melancia é doce.

Além das indicações visuais, o toque também é importante. Atente nas restantes dicas:

'Bater à porta'
Bata suavemente na melancia e repare no que ouve. Uma melancia madura deve produzir um som profundo e oco, indicando que o fruto é denso e suculento no seu interior. Sons fracos ou planos significam frequentemente que a melancia está pouco ou demasiado madura.

Sinta o peso
A melancia deve parecer pesada para o seu tamanho, o que significa que está cheia de sumo. Se puder, pegue em algumas melancias do mesmo tamanho, compare a sua sensação e escolha a mais pesada.