
O mundo acordou nesta quarta-feira, 30 de julho, com a notícia de que durante a madrugada um sismo de magnitude 8,7 na escala de Richter atingira o largo da cidade russa de Kamchatka. Imediatamente, foi emitido um alerta de tsunami na região, estendendo-se para o Alaska, Japão e Havai.
Tendo conhecimento da situação, Oprah Winfrey foi um dos primeiros rostos de famosos a 'chegar-se à frente', tomando uma atitude de urgência naquela que é considerada a segunda maior ilha do Havaí: Maui. Segundo dá a saber a People, a apresentadora abriu a sua estrada particular no local para ajudar os moradores a evacuarem.
"Assim que ouvimos os alertas de tsunami, contactámos as autoridades locais e a FEMA para garantir que a estrada fosse aberta", cita a revista o porta-voz de Oprah Winfrey, numa entrevista à CNN. "A polícia está no local a auxiliar os moradores a libertar 50 carros de cada vez para garantir a segurança de todos. A estrada permanecerá aberta pelo tempo que for necessário", acrescentou o representante.
Saiba que com base na SIC Notícias, o terramoto está entre os mais fortes já registados. No caso do Havaí, as primeiras ondas influenciadas pelo fenómeno chegaram a atingir os 1,2 metros, na ilha de Oahu; já uma onda de mais de 1,5 metros foi registada em Kahului, na costa centro-norte da ilha de Maui. Nota para o facto de muitas pessoas na região estarem a ser instruídas para evacuar. No entanto, não há registos, até ao momento, de danos substanciais.