Eric Dane, ator que participou em séries de grande sucesso como Euphoria ou Anatomia de Grey, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa e sem cura. A revelação foi feita pelo artista em declarações à revista People.

"Estou grato por ter a minha amada família ao meu lado enquanto navegamos por este capítulo", começou por referir.

Ainda em declarações à publicação, Dane fez saber que continua a trabalhar. Atualmente, o artista dá vida a Cal Jacobs na série de drama Euphoria, da HBO, cuja terceira temporada tem estreia prevista para segunda-feira, 14 de abril. "Sinto-me afortunado por poder continuar a trabalhar e estou ansioso por regressar ao cenário de ‘Euphoria’ na próxima semana”, contou. “Peço-vos gentilmente que deem privacidade à minha família e a mim durante este período", notou.

Recorde-se que Eric Dane é casado com Rebecca Gayheart, com quem tem duas filhas: Billie Beatrice, de 15 anos, e Georgia Geraldine, de 13.

O que é a esclerose lateral amiotrófica (ELA)?

A Esclerose Lateral Amiotrófica, também conhecida como doença de Lou Gehrig, é uma doença neurológica degenerativa rara que evolui de forma progressiva.

De acordo com o site da Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica, nesta patologia os neurónios motores que conduzem a informação do cérebro aos músculos (passando pela medula espinhal) morrem prematuramente. Consequentemente, os músculos vão ficando mais fracos, levando à perda da capacidade de falar, comer, caminhar e respirar de forma independente.

Atualmente não existe cura, embora haja medicação que permite melhorar a qualidade de vida do paciente.