A polícia austríaca deteve esta quarta-feira um suspeito que estava a planear um atentado terrorista para os concertos da cantora Taylor Swift em Viena, que se realizam esta quinta-feira, sexta-feira e sábado.

Em conferência de imprensa, a polícia informou que, devido ao elevado risco, será reforçada a segurança no recinto e apertados os controlos e revistas à entrada. Para além disto, será ainda destacada uma unidade especial da polícia.

Suspeito de planear ataque jurou lealdade ao Daesh

O detido é um cidadão austríaco de 19 anos que “jurou fidelidade” ao Daesh, informaram as autoridades.

“O suspeito estava focado nos concertos de Taylor Swift. Foram detetadas ações preparatórias. Também sabemos que ele jurou fidelidade ao Daesh. Fê-lo há algumas semanas”, revelou o Diretor-Geral da Segurança Pública, Franz Ruf.

O homem foi detido em casa. A polícia suspeita que tivesse em sua posse explosivos, tendo sido chamada uma brigada anti-bomba. As buscas ainda decorrem, mas foram já encontradas “substâncias químicas” que ainda estão a ser analisadas.

Segundo a imprensa internacional, foi também detido um segundo suspeito durante a tarde, mas a polícia não revelou informações sobre esta detenção, estando a investigar a existência de possíveis cúmplices.

Segurança reforçada pode atrasar entrada nos concertos

A cantora norte-americana atua em Viena já amanhã e também na sexta-feira e sábado. As autoridades informam que, dado o reforço nas medidas de segurança, é possível que as entradas no recinto sofram atrasos. Pedem, por isso, aos fãs que se desloquem para o recinto “com tempo”.

Os três concertos da norte-americana em Viena fazem parte da “The Eras Tour” e são a penúltima paragem na Europa. Na próxima semana, Taylor Swift atua em Londres, no estádio de Wembley, onde tem marcados cinco concertos - os últimos na Europa.

[Última atualização às 18:55]