Moçambique assumiu esta Terça-feira, 15, na cidade de Maputo, a presidência rotativa da 14.ª Assembleia Parlamentar da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP),

O país lusófono no seu mandato de dois anos vai apostar no fortalecimento da democracia e Estado de Direito e no acompanhamento da execução do acordo de mobilidade entre os países-membros, incluindo a realização de reuniões periódicas, com vista a assegurar acordos que facilitem a mobilidade na CPLP.

No entanto, Moçambique vai focar-se, igualmente, no atracção de investimentos privados com harmonização de taxas alfandegárias e fiscais entre países-membros e na promoção da língua portuguesa e da cultura dos países da CPLP.

Moçambique acolheu desde Segunda-feira a 14.ª Assembleia Parlamentar da CPLP, em que participam mais de 100 delegados, incluindo presidentes dos parlamentos dos Estados-membros.

A Assembleia Parlamentar da CPLP é composta por nove Estados-membros, designadamente Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Portugal, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Timor-Leste e Brasil.