Um novo relatório da consultora mundial Allied Market Research revela que o mercado global de dinheiro móvel deverá crescer de forma significativa nos próximos anos, passando de 8,5 mil milhões de dólares em 2022 para 121,6 mil milhões de dólares até 2032. Esta previsão representa uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 30,8% entre 2023 e 2032.

O estudo, intitulado “Mobile Money Market” (Mercado de Dinheiro Móvel), analisa o setor com base no tipo de pagamento (pagamentos remotos e pagamentos por proximidade), na natureza das transações (de pessoa para pessoa – P2P, de pessoa para empresa – P2B, de empresa para pessoa – B2P, e de empresa para empresa – B2B), e nas principais aplicações (transferências de dinheiro, pagamentos de contas, recargas e transferências de saldo, viagens e bilhética, bem como produtos e cupões).

A crescente adoção de soluções digitais, aliada ao aumento da penetração de smartphones e da inclusão financeira em regiões em desenvolvimento, tem impulsionado significativamente este mercado, refere o relatório.

A Allied Market Research sublinha que este crescimento apresenta uma “oportunidade única” para fintech, instituições bancárias e operadoras móveis que pretendem expandir os seus serviços financeiros digitais.

A consultora refere que o aumento da utilização de modelos de negócio baseados em pagamentos digitais e o aumento da eficiência das transações de dinheiro móvel estão a impulsionar o crescimento do mercado global de dinheiro móvel. Além disso, o aumento da adoção de POS móveis tem um impacto positivo no crescimento do mercado. No entanto, as questões de segurança e as preocupações com a privacidade e a falta de acessibilidade estão a impedir o crescimento do mercado de dinheiro móvel. Pelo contrário, espera-se que o aumento das iniciativas governamentais e do apoio regulatório ofereça oportunidades remuneradoras para a expansão do mercado durante o período de previsão.

Dependendo do modo de transação, o segmento de pontos de venda detém a maior quota de mercado de dinheiro móvel, devido à crescente adoção de soluções POS entre as PME. No entanto, espera-se que o segmento de códigos QR cresça à taxa mais elevada durante o período de previsão, devido ao aumento da adoção de códigos QR por várias empresas para melhorar a sua eficiência operacional e controlar vários processos.

Em termos regionais, o tamanho do mercado de dinheiro móvel foi dominado pela Ásia-Pacífico em 2022 e espera-se que mantenha a sua posição durante o período de previsão, devido ao aumento da utilização de cartões de débito e crédito para transações online e em lojas físicas. No entanto, espera-se que esta região continue com um crescimento significativo, devido ao aumento das plataformas de pagamento móvel, como Alipay e WeChat Pay, que transformaram o panorama dos pagamentos.