O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apelou à participação dos portugueses nas eleições legislativas de domingo e considerou que “votar neste momento é contribuir para a estabilidade” e evitar “longos governos de gestão”.

Numa comunicação ao País, a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa advertiu que “até maio de 2026 não poderá haver constitucionalmente novas eleições”.

Na habitual mensagem presidencial transmitida em véspera de atos eleitorais, o Chefe de Estado afirmou também que votar é “dar vida à liberdade, à igualdade, à solidariedade, à democracia e à paz”, assinalando que passaram 50 anos desde as eleições de 1975 para a Assembleia Constituinte.

Amanhã, dia 18, mais de 10 milhões de portugueses são chamados às urnas para eleger os 230 deputados da Assembleia da República e decidir quem governará o País nos próximos quatro anos.

As urnas em todo o território nacional abrem às 8h e fecham às 19h. Os primeiros resultados apenas serão anunciados depois das 20h, devido ao fuso horário dos Açores (onde é menos uma hora que no restante território).

Com Lusa