
A Guiné-Bissau vai participar na Expo2025, na cidade de Osaka, no Japão, que inicia hoje 13 de Abril a 13 de Outubro, com a sua biodiversidade e cultura para se mostrar ao mundo e atrair investidores estrangeiros.
A comissária para o evento mundial, Carlota Sanca, apresentou os objectivos e a composição da delegação guineense que estará na Expo2025, o pavilhão guineense mostrará a música, produtos da tecelagem e da olaria, bem como documentários em vídeo.
“Vamos à Expo com um espírito positivista. Particularmente estou orgulhosa de levar a bandeira do meu país a uma exposição mundial, até porque vamos para um país que respeita muito a cultura. Penso que a nossa cultura sairá muito valorizada e respeitada no Japão”, declarou Carlota Sanca.
Segundo Carlota, a mascote da Guiné-Bissau para a Expo2025 será a máscara Kabaro, usada no Entrudo da etnia Bijagó, um dos povos que ainda preservam ritos e costumes da ancestralidade guineense.
Este e outros elementos a serem apresentados, sobretudo, a 10 de Maio, dia dedicado ao pavilhão da Guiné-Bissau, a comissária guineense acredita que o país poderá atrair turistas japoneses e investidores internacionais.
A responsável, segundo a Lusa, espera que a Guiné-Bissau tenha “muita visibilidade” na Expo do Japão cujo lema assinalou ser “Conceber a sociedade do futuro, imaginar a nossa vida amanhã”.